19/09/2014 09:10 - O Globo
RIO — Passageiros de ônibus estão encontrando mais
dificuldades na hora de embarcar em alguns coletivos. É que parte da frota já
está circulando com a roleta dupla: a do lado direito deve ser usada por quem
faz o pagamento em dinheiro ou usa o cartão de gratuidade, e a da esquerda, por
quem apresenta bilhete único, vale-transporte ou RioCard. Usuário da linha 413 (Muda-Copacabana),
o funcionário público Edson Pereira conta que, diariamente, percebe os
passageiros confusos, sem saber por onde passar.
— Há sinalização, mas as pessoas não estão acostumadas. No
meu entender, as duas roletas confundem os usuários, especialmente os idosos.
Eu mesmo já fiquei na dúvida — diz Pereira.
Para a programadora de sistemas Lana Alves, além das duas
roletas, a dupla função exercida pelos motoristas de ônibus, que nesse esquema
também fazem a cobrança da passagem, tem causado indignação nos usuários:
— Acho errado o motorista ter que receber a passagem em
dinheiro. Muitas vezes, eles dirigem ao mesmo tempo em que dão o troco ao
passageiro. É um perigo. Na minha opinião, as empresas estão forçando os
usuários a usar apenas o cartão, pois temem assaltos. Com isso, o cobrador
ficou sem emprego.
SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS QUER A VOLTA DO TROCADOR
Sem querer se identificar, um motorista que trabalha há mais
de dez anos no Centro reclama que a dupla função não rendeu à categoria reajuste
de salários e que as duas roletas, em sua opinião, atrapalham mais do que
ajudam os passageiros:
— Muitas pessoas reclamam com os motoristas, mas não temos
culpa. Somos obrigados a exercer as duas funções e, dentro do possível,
orientamos os passageiros na hora do embarque, mostrando por onde eles devem
passar. Espero que, mais adiante, as pessoas venham a se habituar com este novo
modelo.
O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo
(Sintraturb) informou que vem recebendo reclamações de motoristas e passageiros
sobre as duas roletas e a ausência do trocador.
— O sindicato não aprova a instalação da segunda roleta,
pois é confusa para trabalhadores e passageiros. Reprovamos também a dupla
função do motorista. Os cobradores, além de receber as passagens em dinheiro,
sempre foram auxiliares dos motoristas na hora em que os passageiros descem do ônibus,
e, principalmente, quando o elevador precisa ser acionado para a entrada ou a
saída de um cadeirante — diz o presidente do Sintraturb, José Carlos
Sacramento.
PROMESSA DE EMBARQUE RÁPIDO
Em nota, o Rio Ônibus, o sindicado das empresas, informou
que os consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz já começaram
a desenvolver o sistema de duas roletas, com dois equipamentos de validação de
cartões eletrônicos (como RioCard, vale-transporte e bilhete único), com o
objetivo de agilizar o embarque e diminuir o tempo do coletivo no ponto,
evitando engarrafamentos.
Segundo a entidade, a dupla roleta está hoje em operação em
5% da frota. A nota ressalta ainda que o sistema está sendo adotado nas linhas
em que a bilhetagem eletrônica é superior a 70% do número total de viagens. De
acordo com as empresas, testes feitos com o novo sistema mostraram que o
embarque pode ser feito na metade do tempo.