Passageiros de ônibus dizem que sistema de roleta dupla tem dificultado o embarque

19/09/2014 09:10 - O Globo

RIO — Passageiros de ônibus estão encontrando mais dificuldades na hora de embarcar em alguns coletivos. É que parte da frota já está circulando com a roleta dupla: a do lado direito deve ser usada por quem faz o pagamento em dinheiro ou usa o cartão de gratuidade, e a da esquerda, por quem apresenta bilhete único, vale-transporte ou RioCard. Usuário da linha 413 (Muda-Copacabana), o funcionário público Edson Pereira conta que, diariamente, percebe os passageiros confusos, sem saber por onde passar.

— Há sinalização, mas as pessoas não estão acostumadas. No meu entender, as duas roletas confundem os usuários, especialmente os idosos. Eu mesmo já fiquei na dúvida — diz Pereira.

Para a programadora de sistemas Lana Alves, além das duas roletas, a dupla função exercida pelos motoristas de ônibus, que nesse esquema também fazem a cobrança da passagem, tem causado indignação nos usuários:

— Acho errado o motorista ter que receber a passagem em dinheiro. Muitas vezes, eles dirigem ao mesmo tempo em que dão o troco ao passageiro. É um perigo. Na minha opinião, as empresas estão forçando os usuários a usar apenas o cartão, pois temem assaltos. Com isso, o cobrador ficou sem emprego.

SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS QUER A VOLTA DO TROCADOR

Sem querer se identificar, um motorista que trabalha há mais de dez anos no Centro reclama que a dupla função não rendeu à categoria reajuste de salários e que as duas roletas, em sua opinião, atrapalham mais do que ajudam os passageiros:

— Muitas pessoas reclamam com os motoristas, mas não temos culpa. Somos obrigados a exercer as duas funções e, dentro do possível, orientamos os passageiros na hora do embarque, mostrando por onde eles devem passar. Espero que, mais adiante, as pessoas venham a se habituar com este novo modelo.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) informou que vem recebendo reclamações de motoristas e passageiros sobre as duas roletas e a ausência do trocador.

— O sindicato não aprova a instalação da segunda roleta, pois é confusa para trabalhadores e passageiros. Reprovamos também a dupla função do motorista. Os cobradores, além de receber as passagens em dinheiro, sempre foram auxiliares dos motoristas na hora em que os passageiros descem do ônibus, e, principalmente, quando o elevador precisa ser acionado para a entrada ou a saída de um cadeirante — diz o presidente do Sintraturb, José Carlos Sacramento.

PROMESSA DE EMBARQUE RÁPIDO

Em nota, o Rio Ônibus, o sindicado das empresas, informou que os consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz já começaram a desenvolver o sistema de duas roletas, com dois equipamentos de validação de cartões eletrônicos (como RioCard, vale-transporte e bilhete único), com o objetivo de agilizar o embarque e diminuir o tempo do coletivo no ponto, evitando engarrafamentos.

Segundo a entidade, a dupla roleta está hoje em operação em 5% da frota. A nota ressalta ainda que o sistema está sendo adotado nas linhas em que a bilhetagem eletrônica é superior a 70% do número total de viagens. De acordo com as empresas, testes feitos com o novo sistema mostraram que o embarque pode ser feito na metade do tempo.