‘O desenvolvimento urbano orientado pelo transporte de massa’

01/09/2014 09:10 - Folha de SP

Em artigo na versão online da Folha de SP o professor Claudio Bernardes discute a reversão do quadro em que o automóvel, um dos principais meios de transporte em áreas urbanas, começa a enfrentar o estímulo às redes de transporte de massa e ciclovias.

Segundo o professor, este fenômeno é "a abertura necessária para a evolução dos mecanismos de melhoria dos efeitos do trânsito de passagem, no sentido de impulsionar o desenvolvimento econômico de determinada região”.

O professor lista alguns princípios que, segundo ele, são necessários para a implantação desse conceito. Ele também cita a importância das Parcerias Público Privadas (PPP). E diz: "uma boa ideia seria criar no entorno dos nós de transporte os chamados DPD (Distrito Público de Desenvolvimento). Trata-se de área especialmente criada a pedido dos proprietários de imóveis da região, que se dispõe a pagar voluntariamente taxas suplementares aos impostos, para a criação de serviços públicos além daqueles normalmente oferecidos pela cidade”.

Para ler o texto na íntegra visite o site da Folha.