ANTP utiliza simulador para desenvolver estudo sobre comportamento de condutores

19/05/2014 06:30 - ANTP

O número de acidentes de trânsito no Brasil é muito elevado (43 mil mortes por ano) quando comparado ao de outros países. Um recente estudo da Universidade de Michigan (EUA), com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil em 42º lugar num ranking de 169 países, com a cifra de 22 mortes para cada 100 mil pessoas.

Vários fatores contribuem para esta estatística, mas a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) quer saber, especificamente, como as falhas humanas podem contribuir para que eles sejam tão elevados. Nossos motoristas estão preparados para conduzir seus veículos com segurança?

Com este objetivo, a ANTP realizará uma pesquisa para avaliar o comportamento dos condutores submetidos a várias situações de risco no trânsito. A partir de situações do dia-a-dia a pesquisa levará em conta o perfil do condutor - tempo de carteira (há quanto tempo ele dirige), faixa etária, sexo, dentre outros.  

Através do uso de um simulador, a metodologia utilizada permitirá uma avaliação sobre a segurança, a maturidade e a vivência em situações reais em que o condutor se encontra nas vias públicas e em rodovias. O diagnóstico trará uma perspectiva sobre os principais pontos de melhoria a serem trabalhados por órgão públicos, instituições e empresas relacionadas ao transporte e à mobilidade urbana.  A pesquisa tem apoio da Porto Seguro.

O simulador utilizado é inédito no Brasil e tem a tecnologia da Lander, empresa espanhola especialista em equipamentos de simulação e que já fornece simuladores para treinamento de condutores de ônibus, metrô e ferrovia brasileiros. Ele estará no Centro Automotivo Porto Seguro da Av. Rio Branco, 1448, de 26 de maio a 26 de junho, com horários das 8 às 18h, de segunda à sexta, e aos sábados, das 8h às 14h. Qualquer pessoa, com habilitação, pode realizar o teste nos horários indicados.

Os dados pessoais dos participantes não serão abertos, pois servirão apenas para inscrição e geração de dados estatísticos referentes a esta pesquisa.