Passeio ciclístico no Aterro do Flamengo neste domingo celebra o Dia Mundial Sem Carro

19/09/2014 09:05 - O Globo

RIO - No próximo domingo, um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo vai celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado no dia 22, segunda-feira. Na sua 27ª edição, o evento organizado pela Federação de Ciclismo do estado do Rio, espera bater o recorde do ano passado, quando 25 mil pessoas deixaram o carro na garagem. A concentração está prevista para as 8h, com largada às 9h no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, mesmo local da chegada. Os inscritos percorrerão 12 km, indo até o Mourisco, seguindo pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla. O trânsito no local não deverá sofrer alterações, já que aos domingos o Aterro do Flamengo opera em esquema especial de área de lazer, das 7h às 18h.

Os participantes que vão de Niterói para o evento contarão com um esquema especial realizado pela CCR Barcas, no trajeto Praça Arariboia-Praça Quinze. De acordo com a concessionária, além das travessias a cada 30 minutos, previstas pela grade normal de horários, a empresa vai disponibilizar uma embarcação tradicional para viagens extras, com dois mil lugares.

Ainda segundo a concessionária, os usuários poderão transportar suas bicicletas sem taxa adicional de embarque, em todas as linhas. No entanto, na linha seletiva de Charitas, por motivos de segurança, somente bicicletas dobráveis poderão ser transportadas. Os passageiros também contarão com bicicletários públicos próximos às estações da concessionária.

Os usuários do Metrô Rio também serão beneficiados. A empresa, que é uma das apoiadoras do evento, irá conceder 6.000 bilhetes para os participantes, sendo três mil de ida e três mil para a volta.

O Consórcio BRT também lançou uma campanha em suas redes sociais para estimular o uso do transporte público e outras formas de mobilidade que não priorizem os deslocamentos por automóvel. A campanha mostra as vantagens do meio de transporte, como uma alternativa sustentável e de grande capacidade, por conta dos corredores Transoeste e Transcarioca, que transportam 320 mil passageiros por dia.

As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas em um dos postos de inscrição disponíveis no site da federação ( http://www.fecierj.org.br/). Quem se inscrever terá ingresso também do evento similar realizado em Niterói no domingo seguinte, dia 28. O evento "Um dia sem carro" começou há 27 anos em Niterói e é realizado no Rio de Janeiro há apenas seis anos.