24/04/2014 08:30 - O Povo - Fortaleza
Em 20 meses de implantação, as faixas prioritárias da
avenida Bezerra de Menezes dobraram a velocidade média do transporte público na
via, que era de 13km/h. No primeiro mês de fiscalização, quando mais de quatro
mil multas foram aplicadas para quem desrespeitava a delimitação, o aumento foi
de 16km/h para até 26km/h. Nos próximos 30 dias, ônibus que transitem fora das
faixas também serão autuados.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços
Públicos e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza
(Etufor ), o principal objetivo do chamado Bus Rapid System (BRS) foi
alcançado: impactar no tempo de viagem dos mais de 300 mil passageiros que
trafegam pela avenida diariamente. Mais para algumas linhas, menos para outras.
O diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira, explica que o impacto foi
maior em linhas que vão até o Centro, com ganhos de até 65% de velocidade.
"Para a Antônio Bezerra/Papicu, que faz quase 18km e tem apenas 6,6km (ida e
volta) com faixas priorizadas, o aumento foi de 30% a 40%”, exemplificou.
E para que haja mais ganho de tempo a fiscalização é
imprescindível. Hoje, são quatro câmeras de cada lado da avenida para flagrar
motoristas que não respeitam a delimitação, e a mesma quantidade deverá ser
implantada para o monitoramento dos ônibus. "Quando as faixas começaram houve
melhoria, mas com o passar do tempo percebemos que a velocidade estava voltando
para a realidade anterior. Aí foi visto que, para manter a priorização do
transporte público, tinha de ter fiscalização efetiva”, afirma o
vice-presidente da AMC, Arcelino Lima.
Problemas persistem
O BRS da Bezerra de Menezes não foi o primeiro corredor
exclusivo da Capital, mas significou uma das primeiras ações de cumprimento da
Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012. Apesar do tempo de
implantação, o sistema ainda registra muito desrespeito, críticas, pontos de
gargalos e detalhes de planejamento a serem revistos.
O máximo que pode ser trafegado por veículos particulares
dentro do BRS são 300 metros, referente à distância de um quarteirão,
necessária para as conversões à direita. Mas bastam alguns minutos para que
veículos sejam identificados trafegando dentro das faixas por até três, quatro
quarteirões. "É muito difícil, porque a maioria dos motoristas não têm
consciência ainda. Mas é preciso insistir e multar”, afirmou o assistente
administrativo Lucas Vieira, 32.
Entre as ruas Antonina do Norte e Estefânia Mendes Mota,
onde há concentração de bancos, comércios e clínicas, a invasão das faixas
prioritárias se dá também através de estacionamento irregular. "Não posso fazer
retorno, não tenho onde parar e as pessoas não querem dar a vez para a gente
dobrar à direita. Por isso parei aqui”, afirmou a despachante Maragareth
Albuquerque. Ela e mais oito motoristas ocupavam, por quase um quarteirão, uma
das faixas prioritárias.
O cruzamento entre a Bezerra de Menezes e a rua Justiniano
de Serpa ainda provoca dúvidas aos motoristas. No último quarteirão da avenida,
foram pintadas faixas dos dois lados para que a conversão à esquerda, feita
exclusivamente por coletivos, fosse executada. Poucos metros antes, porém, há
um ponto de parada do lado direito. "A gente tenta, mas os carros não deixam a
gente passar para o outro lado”, afirma o motorista Marcos Holanda.
Saiba mais
O valor da multa para quem for flagrado transitando em faixa
exclusiva para ônibus é de R$ 53,20 e implicará em três pontos na Carteira
Nacional de Habilitação (CNH).
Na avenida Bezerra de Menezes, o fluxo é de 201 coletivos
por hora.
Nos primeiros 30 dias de fiscalização efetiva da AMC na
avenida Bezerra de Menezes, que teve início no dia em 20 do mês de fevereiro,
foram captados 4.049 flagrantes de irregularidade (1.398 no sentido leste-oeste
e 2.651 no sentido oeste-leste).
No binário Santos Dumont e Dom Luís, com o corredor
exclusivo, o aumento de velocidade do transporte coletivo deverá ser de 10km/h
para 18km/h, de acordo com o diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira.
Para o corredor Antônio Bezerra/Centro, as vias Mister Hull,
Justiniano de Serpa e Tristão Gonçalves aguardam apenas a implantação de pontos
de parada.
Os corredores exclusivos para transporte público não serão
100% BRT (Bus Rapid Transit), pois apresentam trechos que não seguem os padrões
que caracterizam o modelo a ser adotado.
A Etufor solicitou à AMC que ruas transversais à avenida
Bezerra de Menezes, a partir da implantação do sistema BRT (faixa exclusiva
para ônibus), sejam de estacionamento liberado para os carros de passeio.
300 mil passageiros/dia circulam nos
ônibus pela Bezerra de Menezes
300 metros é o máximo a ser
trafegado por carros particulares dentro do BRS
Mudanças para modelo
BRT começam em maio
De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura
(Seinf), a partir do dia 2 de maio a Bezerra de Menezes começará a receber
obras de implantação do corredor exclusivo- não mais apenas prioritário- para
transporte público, com duas faixas ao lado do canteiro central. O novo modelo,
conhecido por BRT (Bus Rapid Transit), que deverá funcionar em agosto, prevê a
circulação de ônibus articulados e paradas padronizadas, com pagamento de
passagens antes do embarque.
Hoje, o BRS na via dispõe de 29 pontos de parada, motivo de
reclamações para alguns usuários que precisam andar mais para pegar o ônibus.
"Você anda muito, no sol, para poder estar na parada que precisa”, afirma a
pedagoga Lúcia Ferro, 57. Com o corredor exclusivo, a quantidade de pontos cai
para 10 (cinco em cada lado).
Segundo o diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira, a distância entre as paradas antes do BRS era de até 300 metros. Hoje, são 500 metros. Com o novo corredor será de 600 metros. Essa padronização de distância entre as paradas será aplicada também ao sistema binário entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís, que estará ativo já no mês que vem. Lá, o corredor será composto por apenas uma faixa.
O Estado - CE
Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro
Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza começa a
implantar 10 paradas de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de
Menezes, em virtude do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A expectativa é de que,
a partir de agosto, os usuários de transporte coletivo do corredor Bezerra de
Menezes passem a ter acesso aos veículos, embarcando e desembarcando no
canteiro central.
De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de
Infraestrutura do Município (Seinf), Roberto Resende, no decorrer dos 3km da
Avenida, serão implantados cinco conjunto de estações, onde em cada uma, haverá
duas paradas de ônibus em cada lado da via. Conforme ele, para a implantação do
projeto, a ciclovia da avenida sofrerá alterações, e o tráfego de ciclista
passará por detrás das paradas.
Conforme a Seinf, no mesmo período, o trecho que corresponde
ao BRT Antônio Bezerra/Centro, que detém 7km, também estará funcionando dentro
do mesmo sistema.
ÔNIBUS SERÃO MODIFICADOS
Na fase de implantação do BRT, as duas faixas mais próximas
ao canteiro central serão exclusivas para o transporte público, já as duas
faixas próximos à lateral da via, serão destinadas para o trânsito de veículos
particulares. "Na faixa mais próxima ao canteiro central, vão trafegar os
ônibus comuns; já na faixa da adjacência, vão trafegar os BRT’s, que são
veículos articulados com portas dos dois lados e piso baixo”, explicou.
O secretário-executivo ressaltou ainda que o corredor
Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antônio Bezerra/Papicu que
detém, ao todo, 17km, e está sendo implantado em duas fases. A primeira liga o
Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Bezerra de Menezes. "Em
outubro, estarão prontos os viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e
Antônio Sales. Quando esta obra estiver finalizada, vamos dar seguimento à
segunda fase do BRT Antônio Bezerra/Papicu que compreende do Centro da Cidade
ao Papicu”.
LINHAS
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza
(Etufor), 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar circulam
na Avenida Bezerra de Menezes, transportando, por dia, cerca de 136 mil
passageiros. Conforme a Prefeitura de
Fortaleza, além dessas ações que objetivam priorizar e dar celeridade ao
transporte público em Fortaleza, mais 70km de corredores expressos de ônibus
serão instalados. Os recursos para a implantação do projeto foram liberados
pelo governo federal, no montante de R$ 718 milhões.