Após BRS, velocidade média de coletivos dobra na Bezerra de Menezes

24/04/2014 08:30 - O Povo - Fortaleza

Em 20 meses de implantação, as faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes dobraram a velocidade média do transporte público na via, que era de 13km/h. No primeiro mês de fiscalização, quando mais de quatro mil multas foram aplicadas para quem desrespeitava a delimitação, o aumento foi de 16km/h para até 26km/h. Nos próximos 30 dias, ônibus que transitem fora das faixas também serão autuados.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor ), o principal objetivo do chamado Bus Rapid System (BRS) foi alcançado: impactar no tempo de viagem dos mais de 300 mil passageiros que trafegam pela avenida diariamente. Mais para algumas linhas, menos para outras. O diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira, explica que o impacto foi maior em linhas que vão até o Centro, com ganhos de até 65% de velocidade. "Para a Antônio Bezerra/Papicu, que faz quase 18km e tem apenas 6,6km (ida e volta) com faixas priorizadas, o aumento foi de 30% a 40%”, exemplificou.

E para que haja mais ganho de tempo a fiscalização é imprescindível. Hoje, são quatro câmeras de cada lado da avenida para flagrar motoristas que não respeitam a delimitação, e a mesma quantidade deverá ser implantada para o monitoramento dos ônibus. "Quando as faixas começaram houve melhoria, mas com o passar do tempo percebemos que a velocidade estava voltando para a realidade anterior. Aí foi visto que, para manter a priorização do transporte público, tinha de ter fiscalização efetiva”, afirma o vice-presidente da AMC, Arcelino Lima.

Problemas persistem

O BRS da Bezerra de Menezes não foi o primeiro corredor exclusivo da Capital, mas significou uma das primeiras ações de cumprimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012. Apesar do tempo de implantação, o sistema ainda registra muito desrespeito, críticas, pontos de gargalos e detalhes de planejamento a serem revistos.

O máximo que pode ser trafegado por veículos particulares dentro do BRS são 300 metros, referente à distância de um quarteirão, necessária para as conversões à direita. Mas bastam alguns minutos para que veículos sejam identificados trafegando dentro das faixas por até três, quatro quarteirões. "É muito difícil, porque a maioria dos motoristas não têm consciência ainda. Mas é preciso insistir e multar”, afirmou o assistente administrativo Lucas Vieira, 32.

Entre as ruas Antonina do Norte e Estefânia Mendes Mota, onde há concentração de bancos, comércios e clínicas, a invasão das faixas prioritárias se dá também através de estacionamento irregular. "Não posso fazer retorno, não tenho onde parar e as pessoas não querem dar a vez para a gente dobrar à direita. Por isso parei aqui”, afirmou a despachante Maragareth Albuquerque. Ela e mais oito motoristas ocupavam, por quase um quarteirão, uma das faixas prioritárias.

O cruzamento entre a Bezerra de Menezes e a rua Justiniano de Serpa ainda provoca dúvidas aos motoristas. No último quarteirão da avenida, foram pintadas faixas dos dois lados para que a conversão à esquerda, feita exclusivamente por coletivos, fosse executada. Poucos metros antes, porém, há um ponto de parada do lado direito. "A gente tenta, mas os carros não deixam a gente passar para o outro lado”, afirma o motorista Marcos Holanda.

Saiba mais

O valor da multa para quem for flagrado transitando em faixa exclusiva para ônibus é de R$ 53,20 e implicará em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na avenida Bezerra de Menezes, o fluxo é de 201 coletivos por hora.

Nos primeiros 30 dias de fiscalização efetiva da AMC na avenida Bezerra de Menezes, que teve início no dia em 20 do mês de fevereiro, foram captados 4.049 flagrantes de irregularidade (1.398 no sentido leste-oeste e 2.651 no sentido oeste-leste).

No binário Santos Dumont e Dom Luís, com o corredor exclusivo, o aumento de velocidade do transporte coletivo deverá ser de 10km/h para 18km/h, de acordo com o diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira.

Para o corredor Antônio Bezerra/Centro, as vias Mister Hull, Justiniano de Serpa e Tristão Gonçalves aguardam apenas a implantação de pontos de parada.

Os corredores exclusivos para transporte público não serão 100% BRT (Bus Rapid Transit), pois apresentam trechos que não seguem os padrões que caracterizam o modelo a ser adotado.

A Etufor solicitou à AMC que ruas transversais à avenida Bezerra de Menezes, a partir da implantação do sistema BRT (faixa exclusiva para ônibus), sejam de estacionamento liberado para os carros de passeio.

300 mil passageiros/dia circulam nos ônibus pela Bezerra de Menezes

300 metros é o máximo a ser trafegado por carros particulares dentro do BRS

Mudanças para modelo BRT começam em maio

De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a partir do dia 2 de maio a Bezerra de Menezes começará a receber obras de implantação do corredor exclusivo- não mais apenas prioritário- para transporte público, com duas faixas ao lado do canteiro central. O novo modelo, conhecido por BRT (Bus Rapid Transit), que deverá funcionar em agosto, prevê a circulação de ônibus articulados e paradas padronizadas, com pagamento de passagens antes do embarque.

Hoje, o BRS na via dispõe de 29 pontos de parada, motivo de reclamações para alguns usuários que precisam andar mais para pegar o ônibus. "Você anda muito, no sol, para poder estar na parada que precisa”, afirma a pedagoga Lúcia Ferro, 57. Com o corredor exclusivo, a quantidade de pontos cai para 10 (cinco em cada lado).

Segundo o diretor-presidente da Etufor, Antônio Ferreira, a distância entre as paradas antes do BRS era de até 300 metros. Hoje, são 500 metros. Com o novo corredor será de 600 metros. Essa padronização de distância entre as paradas será aplicada também ao sistema binário entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís, que estará ativo já no mês que vem. Lá, o corredor será composto por apenas uma faixa.

O Estado - CE

Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro

Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza começa a implantar 10 paradas de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, em virtude do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A expectativa é de que, a partir de agosto, os usuários de transporte coletivo do corredor Bezerra de Menezes passem a ter acesso aos veículos, embarcando e desembarcando no canteiro central.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf), Roberto Resende, no decorrer dos 3km da Avenida, serão implantados cinco conjunto de estações, onde em cada uma, haverá duas paradas de ônibus em cada lado da via. Conforme ele, para a implantação do projeto, a ciclovia da avenida sofrerá alterações, e o tráfego de ciclista passará por detrás das paradas.

Conforme a Seinf, no mesmo período, o trecho que corresponde ao BRT Antônio Bezerra/Centro, que detém 7km, também estará funcionando dentro do mesmo sistema.

ÔNIBUS SERÃO MODIFICADOS

Na fase de implantação do BRT, as duas faixas mais próximas ao canteiro central serão exclusivas para o transporte público, já as duas faixas próximos à lateral da via, serão destinadas para o trânsito de veículos particulares. "Na faixa mais próxima ao canteiro central, vão trafegar os ônibus comuns; já na faixa da adjacência, vão trafegar os BRT’s, que são veículos articulados com portas dos dois lados e piso baixo”, explicou.

O secretário-executivo ressaltou ainda que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antônio Bezerra/Papicu que detém, ao todo, 17km, e está sendo implantado em duas fases. A primeira liga o Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Bezerra de Menezes. "Em outubro, estarão prontos os viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Quando esta obra estiver finalizada, vamos dar seguimento à segunda fase do BRT Antônio Bezerra/Papicu que compreende do Centro da Cidade ao Papicu”.

LINHAS

 

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar circulam na Avenida Bezerra de Menezes, transportando, por dia, cerca de 136 mil passageiros.  Conforme a Prefeitura de Fortaleza, além dessas ações que objetivam priorizar e dar celeridade ao transporte público em Fortaleza, mais 70km de corredores expressos de ônibus serão instalados. Os recursos para a implantação do projeto foram liberados pelo governo federal, no montante de R$ 718 milhões.