Eixos Temáticos do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

21/12/2014 00:00 - ANTP

Visite o Hotsite do 20º Congresso

 

Transporte sobre Pneus
A melhoria da qualidade do transporte coletivo passa necessariamente pela melhoria do transporte sobre pneus, sistema indispensável e o mais presente nas cidades brasileiras. Quais são os atributos de qualidade deste serviço e como alcança-los é um dos temas presentes no nosso Congresso. Também serão abordados os novos projetos de BRT, suas características inovadoras e como estão se integrando ao sistema convencional de ônibus das cidades.
Veículo Leve sobre Trilhos - VLT
Hoje muitos ainda em fase de implantação, os veículos leves sobre trilhos – VLT serão um dos temas do nosso Congresso. Como se integram à paisagem urbana, como serão operados e mantidos e quais as demandas previstas são aspectos da discussão que o Congresso vai propiciar. Um bom exemplo para discussão é o VLT do Rio de Janeiro, desenvolvido em conjunto com a reforma urbana do Porto Maravilha. O VLT de Santos, cuja linha passa defronte ao local do Congresso, já estará em operação, o que poderemos ver ao vivo e a cores. 
Sistemas Metro-Ferroviários
A expansão da rede metro-ferroviária de São Paulo, em plena fase de implantação, colocará a cidade no rol das cidades mundiais com maior extensão de linhas deste sistema. Ao mesmo tempo, o Rio de Janeiro, também já está em fase de expansão do sistema metroviário e também conta com uma tradicional rede de trens em renovação. O sistema se expande também para outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Brasília, Salvador, além de novidades como a ideia do metrô de Curitiba. Também vamos discutir as linhas ferroviárias ainda de responsabilidade do Governo Federal e sua estadualização.
Trens Rápidos:
São Paulo já conta com cinco regiões metropolitanas – São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba – que já formam uma verdadeira megalópole, onde se discute ligações por trens regionais de maior velocidade. São Paulo e Rio de Janeiro, por outro lado, podem se unir por um sistema de Trem de Alta Velocidade – TAV. Os trens regionais de alta velocidade devem sair do papel? De que forma? Esses são temas que estarão presentes em nosso Congresso.
Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS
Cada vez mais novos sistemas inteligentes para gestão e controle de transportes e de informações aos usuários estão sendo aplicados nas cidades brasileiras.  Já existem várias experiências implantadas e que precisam ser conhecidas. Ao mesmo tempo, o telefone celular ganha cada vez mais espaço como sistema de informação ao público, mas também como ferramenta de gestão de contagens de fluxo veicular e de pesquisas de origem e destino de viagens. O "estado da arte” do setor progride rapidamente. O Congresso vai proporcionar oportunidades  para a discussão deste tema.
Regiões Metropolitanas
Quais são os obstáculos para termos políticas de mobilidade e de desenvolvimento urbanos coordenadas para regiões metropolitanas e aglomerados urbanos? Como conduzir esse processo de harmonização de políticas urbanas e de mobilidade municipais em torno de interesses metropolitanos? O problema é só a ausência de marcos legais mais adequados ou faltam ações adicionadas de alguns incentivos? Os consórcios públicos são alternativas de fato? Esse tema não poderá faltar no nosso Congresso.
Investimento, Financiamento e Tarifa
A ANTP, em parceria com a NTU, a Frente Nacional de Prefeitos e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito está desenvolvendo um documento para ser referencia nacional de custos operacionais e de contratação de serviços de ônibus urbanos. Até o Congresso, este documento estará concluído e será apresentado. No Congresso, teremos oportunidade, ainda, de colocar em discussão fontes de financiamento de transporte, como a CIDE, as desonerações de impostos na cadeia produtiva de transporte, o Vale Transporte, dentre outras. 
Segurança Viária
Desde 2011, o Brasil se comprometeu a desenvolver um plano nacional de segurança viária, sendo signatário da Resolução da ONU que criou a "Década de Ações para Segurança Viária”, estimulando a redução de 50% das mortes no trânsito. Como as cidades, os estados e o governo federal estão agindo para reduzir acidentes e mortes no trânsito? Está funcionando, com que resultados? Quais os obstáculos? Por que o Brasil não avança nesta política pública de grande impacto social? O Congresso será um ótimo momento para discussão deste tema, já que em novembro de 2015 a 2ª Conferencia Mundial da OMS para discutir a "Década” será no Brasil. O que vamos mostrar ao mundo?
Tecnologia e Meio Ambiente
Cidades sustentáveis é parte do desafio também da mobilidade urbana. O Programa STAQ do Banco Mundial, por intermédio da ANTP, produziu importantes estudos que comparam tecnologias veiculares de tração aplicáveis a ônibus urbanos, que desenvolvem inventários e metodologias avaliação e gestão ambiental de sistemas de transporte. Ao mesmo tempo, estudo em desenvolvimento pela ANTP, em parceria com a Volvo, irá calcular para os próximos 10 anos, quais os impactos energéticos e ambientais da substituição da frota de ônibus nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes por outras mais sustentáveis. Temas como estes e outros relacionados com a mobilidade e o meio ambiente estarão presentes no nosso Congresso.
Bicicleta
As iniciativas dos municípios para atender a demanda de uso de bicicletas e estimular a adoção deste modo de transporte começaram a acontecer com mais força na última década, com implantação de ciclofaixas, ciclovias e bicicletários, mas ainda carecem especialmente de articulação institucional, capacitação técnica e recursos para fortalecer cada vez mais "cultura da bicicleta”. A discussão desse tema e das experiências locais estará em nosso Congresso.
Pedestres e Acessibilidade
Os debates são mais intensos quando o assunto é transporte público, congestionamento, tarifas e condições do trânsito. Mas, mobilidade urbana se faz essencialmente com o andar a pé, onde a calçada e as travessias de rua são fundamentais. Que experiências importantes estão ocorrendo no Brasil para melhoria de nossas calçadas? Ainda, como os planos de mobilidade urbana vêm tratando o tema da acessibilidade, não só nas calçadas, travessias, mas também nos sistemas de transporte coletivo. Todos estes aspectos serão abordados no nosso Congresso.
Logística de Cargas
Pleo Porto de Santos passam 25%  de toda a carga brasileira de importação e exportação. O movimento natural do porto, afeta a vida da cidade de Santos, assim como de São Vicente e de Guarujá, e de toda a Baixada Santista. Assim como ocorre em Santos, este fenômeno se repete em outras cidades brasileiras que abrigam portos. No 20º Congresso haverá uma grande oportunidade para se discutir a logística de carga e a mobilidade urbana nas cidades/regiões portuárias.
Workshops
Uma novidade nesta 20ª Edição do Congresso são as "oficinas”. Serão disponibilizadas sessões para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos práticos, onde temas como dimensionamento de linhas de ônibus, programas de reforma de calçadas públicas, construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas e metodologia de análise de acidentes de trânsito e elaboração de planos de mobilidade urbana estarão à disposição dos participantes do Congresso.