21/12/2014 00:00 - ANTP
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Transporte sobre Pneus |
A melhoria da qualidade do transporte coletivo passa necessariamente pela melhoria do transporte sobre pneus, sistema indispensável e o mais presente nas cidades brasileiras. Quais são os atributos de qualidade deste serviço e como alcança-los é um dos temas presentes no nosso Congresso. Também serão abordados os novos projetos de BRT, suas características inovadoras e como estão se integrando ao sistema convencional de ônibus das cidades. |
Veículo Leve sobre Trilhos - VLT |
Hoje muitos ainda em fase de implantação, os veículos leves sobre trilhos – VLT serão um dos temas do nosso Congresso. Como se integram à paisagem urbana, como serão operados e mantidos e quais as demandas previstas são aspectos da discussão que o Congresso vai propiciar. Um bom exemplo para discussão é o VLT do Rio de Janeiro, desenvolvido em conjunto com a reforma urbana do Porto Maravilha. O VLT de Santos, cuja linha passa defronte ao local do Congresso, já estará em operação, o que poderemos ver ao vivo e a cores. |
Sistemas Metro-Ferroviários |
A expansão da rede metro-ferroviária de São Paulo, em plena fase de implantação, colocará a cidade no rol das cidades mundiais com maior extensão de linhas deste sistema. Ao mesmo tempo, o Rio de Janeiro, também já está em fase de expansão do sistema metroviário e também conta com uma tradicional rede de trens em renovação. O sistema se expande também para outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Brasília, Salvador, além de novidades como a ideia do metrô de Curitiba. Também vamos discutir as linhas ferroviárias ainda de responsabilidade do Governo Federal e sua estadualização. |
Trens Rápidos: |
São Paulo já conta com cinco regiões metropolitanas – São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba – que já formam uma verdadeira megalópole, onde se discute ligações por trens regionais de maior velocidade. São Paulo e Rio de Janeiro, por outro lado, podem se unir por um sistema de Trem de Alta Velocidade – TAV. Os trens regionais de alta velocidade devem sair do papel? De que forma? Esses são temas que estarão presentes em nosso Congresso. |
Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS |
Cada vez mais novos sistemas inteligentes para gestão e controle de transportes e de informações aos usuários estão sendo aplicados nas cidades brasileiras. Já existem várias experiências implantadas e que precisam ser conhecidas. Ao mesmo tempo, o telefone celular ganha cada vez mais espaço como sistema de informação ao público, mas também como ferramenta de gestão de contagens de fluxo veicular e de pesquisas de origem e destino de viagens. O "estado da arte” do setor progride rapidamente. O Congresso vai proporcionar oportunidades para a discussão deste tema. |
Regiões Metropolitanas |
Quais são os obstáculos para termos políticas de mobilidade e de desenvolvimento urbanos coordenadas para regiões metropolitanas e aglomerados urbanos? Como conduzir esse processo de harmonização de políticas urbanas e de mobilidade municipais em torno de interesses metropolitanos? O problema é só a ausência de marcos legais mais adequados ou faltam ações adicionadas de alguns incentivos? Os consórcios públicos são alternativas de fato? Esse tema não poderá faltar no nosso Congresso. |
Investimento, Financiamento e Tarifa |
A ANTP, em parceria com a NTU, a Frente Nacional de Prefeitos e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito está desenvolvendo um documento para ser referencia nacional de custos operacionais e de contratação de serviços de ônibus urbanos. Até o Congresso, este documento estará concluído e será apresentado. No Congresso, teremos oportunidade, ainda, de colocar em discussão fontes de financiamento de transporte, como a CIDE, as desonerações de impostos na cadeia produtiva de transporte, o Vale Transporte, dentre outras. |
Segurança Viária |
Desde 2011, o Brasil se comprometeu a desenvolver um plano nacional de segurança viária, sendo signatário da Resolução da ONU que criou a "Década de Ações para Segurança Viária”, estimulando a redução de 50% das mortes no trânsito. Como as cidades, os estados e o governo federal estão agindo para reduzir acidentes e mortes no trânsito? Está funcionando, com que resultados? Quais os obstáculos? Por que o Brasil não avança nesta política pública de grande impacto social? O Congresso será um ótimo momento para discussão deste tema, já que em novembro de 2015 a 2ª Conferencia Mundial da OMS para discutir a "Década” será no Brasil. O que vamos mostrar ao mundo? |
Tecnologia e Meio Ambiente |
Cidades sustentáveis é parte do desafio também da mobilidade urbana. O Programa STAQ do Banco Mundial, por intermédio da ANTP, produziu importantes estudos que comparam tecnologias veiculares de tração aplicáveis a ônibus urbanos, que desenvolvem inventários e metodologias avaliação e gestão ambiental de sistemas de transporte. Ao mesmo tempo, estudo em desenvolvimento pela ANTP, em parceria com a Volvo, irá calcular para os próximos 10 anos, quais os impactos energéticos e ambientais da substituição da frota de ônibus nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes por outras mais sustentáveis. Temas como estes e outros relacionados com a mobilidade e o meio ambiente estarão presentes no nosso Congresso. |
Bicicleta |
As iniciativas dos municípios para atender a demanda de uso de bicicletas e estimular a adoção deste modo de transporte começaram a acontecer com mais força na última década, com implantação de ciclofaixas, ciclovias e bicicletários, mas ainda carecem especialmente de articulação institucional, capacitação técnica e recursos para fortalecer cada vez mais "cultura da bicicleta”. A discussão desse tema e das experiências locais estará em nosso Congresso. |
Pedestres e Acessibilidade |
Os debates são mais intensos quando o assunto é transporte público, congestionamento, tarifas e condições do trânsito. Mas, mobilidade urbana se faz essencialmente com o andar a pé, onde a calçada e as travessias de rua são fundamentais. Que experiências importantes estão ocorrendo no Brasil para melhoria de nossas calçadas? Ainda, como os planos de mobilidade urbana vêm tratando o tema da acessibilidade, não só nas calçadas, travessias, mas também nos sistemas de transporte coletivo. Todos estes aspectos serão abordados no nosso Congresso. |
Logística de Cargas |
Pleo Porto de Santos passam 25% de toda a carga brasileira de importação e exportação. O movimento natural do porto, afeta a vida da cidade de Santos, assim como de São Vicente e de Guarujá, e de toda a Baixada Santista. Assim como ocorre em Santos, este fenômeno se repete em outras cidades brasileiras que abrigam portos. No 20º Congresso haverá uma grande oportunidade para se discutir a logística de carga e a mobilidade urbana nas cidades/regiões portuárias. |
Workshops |
Uma novidade nesta 20ª Edição do Congresso são as "oficinas”. Serão disponibilizadas sessões para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos práticos, onde temas como dimensionamento de linhas de ônibus, programas de reforma de calçadas públicas, construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas e metodologia de análise de acidentes de trânsito e elaboração de planos de mobilidade urbana estarão à disposição dos participantes do Congresso. |