Sinais sem sincronia colocam em risco pedestres da Zona Oeste do Rio

01/09/2014 08:27 - Bom Dia Rio - TV Globo

Alguns sinais da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, estão fora de sincronia. A equipe do Bom Dia Rio flagrou sinais verdes para os motoristas e amarelos para os motoristas.

Circular por uma avenida movimentada como a das Américas sempre exige toda a atenção de quem passa a pé, de bicicleta, moto, carro ou ônibus, mas há quem se arrisque a cruzar o sinal vermelho.

‘Eu acabei de atravessar e acabou de passar uma moto. Já estava o sinal fechado e a moto acabou de passar. Então assim, tem que ter muito cuidado, muito cuidado mesmo’, contou a publicitária Júlia Viana.

Em um ponto da Avenida das Américas, em frente à estação Pedra de Itaúna, um problema grave coloca em risco até o pedestre mais cuidadoso, pois há falta de sincronia entre os sinais.

O trânsito fecha primeiro para os motoristas que seguem do Recreio em direção a São Conrado na faixa lateral da avenida. Alguns segundos depois o sinal fica amarelo para os carros que estão na faixa central e os ônibus do corredor BRT. O problema é que antes de passar para o vermelho, o sinal verde abre para os pedestres cruzarem as pistas.

A equipe do Bom Dia Rio flagrou o sinal verde para os pedestres e os carros continuam transitando no canteiro central. Não são apenas os carros que seguem viagem no sinal amarelo, os ônibus do BRT também.

Outra situação perigosa é quando o sinal fica verde para os carros e os ônibus, enquanto ainda pisca o alerta para o pedestre, que ainda pode estar na pista. Quem está a pé e se orienta pelo sinal não está seguro.

‘É uma dessincronização do sinal de pedestre, com a pista central desse cruzamento’, afirmou o radialista Renato Prata.

Renato mora em um condomínio em frente à estação e costuma passar pela região de bicicleta. Ele contou que passou um sufoco e acabou se dando conta do problema.

‘Quando eu ia atravessar eu olhei e achei que o BRT estava muito rápido e ele passou na minha frente, o sinal estava verde pra mim. Aconteceu mais de uma vez. Eu comecei a reparar o que estava acontecendo’, contou Renato Prata

Todo dia, quando passa pelo local, o radialista percebe alguma situação de risco. Na verdade em todos os cruzamentos da Avenida das Américas a gente vê, nesse em especial, me preocupou por conta dos pedestres, a gente tem visto muito acidente com pedestres, na avenida das américas. Os carros andam numa velocidade alta. E quando fica amarelo, às vezes, as pessoas aumentam um pouco a velocidade para passar no amarelo, só que estando verde aqui para o pedestre ele não tem chance, falou Renato Prata.

A CET-Rio informou que todos os sinais da Avenida das Américas funcionam de forma sincronizada e existe um sistema de segurança que impede que sinais de pedestres e veículos fiquem abertos ao mesmo tempo. O órgão informou também que todos os semáforos dos corredores BRT Transoeste e Transcarioca foram modernizados e os controles serão integrados ao Centro de Operações.