02/10/2014 06:40 - O Globo
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novas estações do BRT Transcarioca começam a funcionar neste sábado - Extra -
RJ
RIO — A Secretaria municipal de Obras publicou, nesta
quarta-feira, no "Diário Oficial” o resultado da licitação do lote 2 do
corredor expresso Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro do Rio, ao longo da
Avenida Brasil. O trecho vai do bairro da Zona Oeste até o Caju, e o valor do
contrato ficou em R$ 1,416 bilhão, bem próximo ao orçamento estipulado no
edital, de R$ 1,420 bilhão. O vencedor da disputa foi um consórcio formado
pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão. O prazo determinado para os
trabalhos serem concluídos é de dois anos e meio, mas o secretário de Obras,
Alexandre Pinto, acredita que o corredor possa ser finalizado até o término da
gestão do prefeito Eduardo Paes, em dezembro de 2016:
— As obras devem começar em cerca de 45 dias. É o tempo para
a formalização do consórcio e os acertos com a CET-Rio para que comecem a ser
realizadas as intervenções, que terão algum impacto no trânsito. Os trabalhos
deverão começar com nove pontos de drenagem na Avenida Brasil, que iremos
escalonar.
Alexandre Pinto descartou a hipótese de o Transbrasil ficar
pronto até as Olimpíadas de 2016, o que chegou a ser ventilado pela prefeitura.
Segundo ele, não houve compromisso oficial de que as obras do corredor seriam
concluídas até os Jogos.
Na Avenida Brasil, no trecho que vai do Trevo das Margaridas
até o Caju, haverá duas faixas destinadas ao BRT. Uma nova faixa será
construída nas pistas centrais, para que sejam mantidas as três existentes
atualmente para o restante dos veículos. Na parte que vai do Trevo das
Margaridas a Deodoro, as intervenções serão menos radicais, já que haverá
apenas uma faixa em cada sentido para os ônibus articulados.
A previsão é que o Transbrasil tenha cerca de 30 quilômetros
de pistas, com quatro terminais (Deodoro, Margarida, Missões e Centro), 28
estações e 15 passarelas. O lote 2 terá 23 quilômetros, ligando Deodoro ao
Caju, na altura da passarela 2 da Avenida Brasil. Somente este trecho terá 16
estações. Em Deodoro, será interligado com o corredor Transolímpico, que está
em andamento e vai deste bairro à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes.
PROCESSO CONTURBADO
O processo de licitação do lote 2 foi conturbado. No mês
passado, a Construtora Camargo Corrêa chegou a conseguir uma liminar na Justiça
interrompendo o processo, alegando que detalhes do edital indicavam
direcionamento na concorrência. A liminar, no entanto, foi derrubada pela
própria 1ª Vara de Fazenda Pública, que havia dado a primeira decisão.
A construção do trecho final do Transbrasil, do Caju ao
Centro, ainda é uma incógnita. A informação da Secretaria de Obras é que o
corredor passará pelas avenidas Francisco Bicalho, na altura do Instituto
Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), e Presidente Vargas, mas os
detalhes não foram definidos. O lote 1 ficará a cargo da Companhia de
Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que
informou que ainda não foi definido o traçado final. Em julho do ano passado, o
prefeito Eduardo Paes anunciou que o Transbrasil faria conexão com o futuro VLT
(Veículo Leve Sobre Trilhos) da Zona Portuária e com o teleférico do Morro da
Providência.