Legadômetro: Porto Alegre terá obras até, no mínimo, depois da Olimpíada

30/10/2014 08:59 - Zero Hora - Porto Alegre

A Copa do Mundo chegou ao fim, mas os canteiros de obras obtidas por conta do evento devem seguir espalhados por Porto Alegre até 2016.

De 15 legados acompanhados por Zero Hora, três estão concluídos — ainda que o viaduto da Avenida Pinheiro Borda e o corredor da Padre Cacique já estejam em obras de novo. As outras 12 obras serão concluídas ao longo dos próximos dois anos.

Uma delas, o viaduto da Plínio Brasil Milano, sequer começou, emperrado por um impasse judicial na retomada de um terreno da prefeitura. São diversos os fatores responsáveis pelos atrasos, como demora em desapropriações que estão nas mãos da Justiça, escassez de material, imprevistos que exigiram adaptações em projetos e problemas no repasse de verbas, explica o coordenador técnico da Secretaria de Gestão da Capital, Rogério Baú.

Três obras estão com prazo até 2016: o viaduto da Plínio e as duplicações da Voluntários da Pátria e da Avenida Tronco — esta última em ritmo lento por conta da desapropriação de mais de mil residências.

— Esse é o prazo mais desafiador, porque temos de respeitar o tempo das famílias para saírem do local. Mas há avanços na liberação do terreno, então é possível — afirma Baú.

O Legadômetro abaixo é uma iniciativa de Zero Hora para manter a população atualizada sobre o andamento dos projetos. Em vermelho, estão obras paradas; em amarelo, em andamento; em verde, concluídas.