Nasce a ‘Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo’

31/03/2015 09:45 - ANTP

O último mês está sendo marcado pelas discussões do Plano de Mobilidade para a cidade de São Paulo. Discussões importantes para criarem-se diretrizes para os próximos 15 anos sobre como melhorar nossa circulação pelo espaço urbano.

O modo a pé é o mais utilizado pelos paulistanos. Cerca de 30% das viagens realizadas em São Paulo são feitas exclusivamente a pé. Ou seja, esse número não inclui o trajeto até o ponto de ônibus ou a estação de trem, nem as caminhadas na hora do almoço, por exemplo. Apenas deslocamentos com mais de 500 m ou considerados "da origem ao destino”, de casa para o trabalho ou escola. (Fonte: Pesquisa OD do Metrô, 2012).

Ainda assim, o modo a pé sempre foi desconsiderado nas políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana — vide os estado catastrófico das calçadas da cidade e a dificuldade para se atravessar uma rua. Por isso um grupo de organizações paulistanas elaborou no início de março um roteiro com sugestões e recomendações para o modo a pé: "Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé”.

Com esse documento ficou evidente que não existia, até hoje, uma associação em que qualquer cidadão pudesse ser parte integrante e atuante, apoiando políticas públicas pensadas para os pedestres e contribuindo de fato com ações e propostas voltadas para a mobilidade a pé.

Surge neste contexto a associação que pretende juntar muitos caminhantes por suas causas comuns. Pensada por pessoas já atuantes na questão da mobilidade urbana – em organizações como SampaPé!, Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, Mobilidade Pinheiros e Rede Nossa São Paulo – e que já advogavam pelos que andam por nossas calçadas e ruas.

Entendemos ser urgente que todos aqueles que se deslocam a pé pela cidade tenham representatividade e oportunidade de participação social e política. Entre nós estão incluídos cadeirantes, bebês em seus carrinhos, idosos, mulheres, homens, jovens e crianças, enfim pessoas que se movem por São Paulo sem outro meio de transporte além de seus pés – ou, na impossibilidade de usá-los, com cadeiras ou outros.

A primeira reunião, aberta a todos os que querem andar pela cidade, será realizada no dia 6 de abril, segunda feira, às 19h no Centro Cultural São Paulo.

Assim nasce a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo.

Blog: www.mobilidadeape.wordpress.com

Facebook: Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo

E-mail: mobilidadeape@gmail.com

Primeira reunião pública

Dia: Segunda-feira, 06/04/15

Hora: das 19h às 21h

Local: Lanchonete do Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Como chegar: Metrô Vergueiro – Linha Azul

Contatos

Joana Canedo: joanacanedo@gmail.com / 976.770.712

Letícia Sabino: leticia@sampape.com.br / 995.161.656

Rafael Calábria: calabriageo@gmail.com / 999.166.461