Falta energia aos elétricos

01/10/2014 07:18 - O Estado de SP

A BMW acaba de lançar o elétrico i3 no Brasil. No ano  que vem,  chega  a versão do Renault Fluence movida a eletricidade. A grande questão é: será que o País tem estrutura para atender os proprietários desses carros?

De acordo com o diretor do comitê de Veículos Elétricos e Híbridos do congresso SAE Brasil, Ricardo Takahira, o Brasil ainda não está preparado para esses veículos. Um dos motivos apontados pelo engenheiro é o reduzido número de estações de recarga. "Em Paris, assim como na Califórnia (EUA), por exemplo, os pontos estão disponíveis em locais públicos.”

Por ora, há pequenas iniciativas para ampliar a oferta do serviço, como em postos no Rio de Janeiro e no Shopping Villa Lobos, em São Paulo.

Outra questão a ser resolvida é a dependência do País em relação à eletricidade gerada por recursos hídricos. "Se não houvesse escassez em momentos de seca, talvez a história fosse diferente”, diz Takahira.

Entre os entraves para a chegada em massa dos elétricos é a mistura do etanol na gasolina vendida no Brasil. "O álcool gera menores índices de emissões de CO2, principalmente se comparado com a gasolina. Esse coquetel deixa os carros do País em dia com as normas ambientais”, diz o engenheiro.

Presidente do conselho e diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg estima que, em 2020, 3 milhões veículos desse tipo estarão circulando no mundo. No Brasil, assim como ocorre no exterior, é preciso que haja incentivos para a popularização dos elétricos. Um "empurrão” seria a obrigatoriedade de haver pontos de recarga em áreas públicas no País. O projeto está no Senado.

GARAGEM = A construtora Tecnisa oferece opcionalmente em seus empreendimentos vagas que têm pontos de recarga. Desde abril de 2012 há uma estação de recarga gratuita, no Shopping Villa Lobos, que fica na zona oeste, a disposição dos consumidores.

FÓRMULA E = A competição de monopostos com propulsão elétrica começou neste mês na China. São dez etapas e o mesmo sistema de pontos da Fórmula 1. Os carros da E, com potência equivalente a 270 cv, podem acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.

HÍBRIDOS = O governo brasileiro acaba a de reduzir o imposto de importação para híbridos. Com essa medida, a taxa de 35% pode cair para níveis entre 0% e 5%, conforme o índice de nacionalização. Os modelos 100% elétricos não estão incluídos nessas regras.