27/08/2014 07:45 - O Estado de SP
A Prefeitura de São Paulo vai formar 2,5 mil agentes da
Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o fim deste ano para fiscalizar o trânsito
e aplicar multas, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto
Porto. Com a medida, que tem respaldo em lei federal sancionada pela presidente
Dilma Rousseff neste mês, o número de fiscais da Prefeitura para punir
infrações vai dobrar – 5 mil.
Atualmente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dispõe
de cerca de 1,85 mil marronzinhos. Além deles, quase 700 técnicos da São Paulo
Transporte (SPTrans) são responsáveis por ajudar na inspeção de terminais,
faixas e corredores exclusivos de ônibus (2,5 mil agentes no total). Considerando
1,5 mil policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito(CPTran), o aumento
será de mais de 60%.
O trabalho dos guardas-civis deve ser complementar ao da
CET, mas não vai ficar restrito à fiscalização de ciclovias, disse Porto.
"Durante uma proteção escolar, por exemplo, um guarda pode identificar uma
infração. Primeiro, ele deve orientar o condutor. Só depois, aplicar a multa”,
afirmou o secretário.
Para que possam exercer a função de agentes de trânsito, os
guardas-civis precisam passar por um curso inicial de 40 horas com a CET, além
de uma semana de aulas de reciclagem por ano. Segundo o secretário, o
treinamento da primeira turma, formada por 200 guardas- civis, vai começar em
setembro. "A ideia é termos um grande contingente já no início do próximo ano”,
disse. O cronograma do curso de formação foi discutido com a CET nesta semana,
mas ainda faltam detalhes logísticos, como a definição do local das aulas.
Formação. O
número de agentes que devem passar pelo curso representa quase 40% do contingente
da GCM – hoje são 6.380 guardas. Nem todos deverão ser inseridos imediatamente na
fiscalização de trânsito. O intuito da Prefeitura é implementar o projeto
gradualmente, tendo como ponto de partida as ciclovias do centro. Do total de
guardas que vão ser capacitados, 1,2 mil devem ficar responsáveis por fazer
rondas de bicicleta.
Além de trabalhar para garantir a segurança dos ciclistas, a
GCM teria o papel de combater as irregularidades e o desrespeito dos
motoristas. "O número de infrações de trânsito tem crescido a cada ano. Há uma
demanda para que a GCM possa multar”, disse Porto.