20/10/2014 06:44 - Jornal do Comércio - RS
A construção dos corredores do sistema BRT na Capital Porto Alegre está
quase concluída nas avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves. A previsão de
finalização da substituição do pavimento asfáltico destas duas vias é no final
deste ano. Já o corredor da avenida João Pessoa deve ser concluído somente em
junho de 2015. Atualmente, a obra está parada devido à análise de um aditivo no
contrato que envolve a necessidade de mais itens de sinalização. O total de
investimentos no sistema BRT nas três avenidas soma R$ 246,7 milhões. A
intervenção, que começou em 2012, tinha previsão inicial de ser finalizada no
ano passado.
Em junho deste ano, a reportagem do Jornal do Comércio
percorreu todas estas obras para observar o andamento e comparar a execução com
os cronogramas apresentados pela prefeitura. Quatro meses depois, a visita foi
repetida. Em relação aos BRTs, só não foi observada evolução no corredor da
João Pessoa, que está com a execução parada desde a primeira matéria, publicada
na edição do dia 16 de junho.
De acordo com o engenheiro Rogério Baú, coordenador técnico
das obras de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Gestão, apenas 55% da
obra foi feita até o momento, sendo a mais atrasada. As intervenções ainda
precisam ser feitas na elevada da João Pessoa e entre as avenidas Venâncio
Aires e Ipiranga. O corredor da avenida terá aproximadamente 3,2 km de extensão
e 29 estações de embarque.
A pavimentação mais avançada é a da avenida Bento Gonçalves,
que apresenta 97% de obra concluída. De acordo com Baú, faltam apenas alguns
pontos próximos aos canteiros das vias e a execução embaixo do viaduto da
Perimetral. A conclusão destes trechos deve estar ocorrer até o final do ano. A
intervenção inclui a qualificação de 5,9 km de corredores de ônibus, no trecho
entre as avenidas Antônio de Carvalho e Princesa Isabel, com um total de 12
estações. A previsão inicial de conclusão deste trecho era junho de 2013.
Entretanto, após fechar o contrato com as empresas construtoras, foi ampliado
para junho deste ano. O custo da obra é de R$ 13,9 milhões.
Na Protásio Alves, a empresa construtora está atualmente realizando reparos no corredor, que apresentou fissuras no pavimento. "Temos 92% de obra executada. Após os reparos feitos pela empresa, concluiremos os cruzamentos, que são os pontos que foram deixados para o final justamente porque impactam no fluxo de trânsito da região”, explica o engenheiro. Segundo ele, o trabalho será feito de maneira intercalada, com o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A conclusão também deve acontecer até o final de 2014. A obra se refere à construção de 7 km de corredores de pavimento de concreto e mais a implantação do terminal na avenida Manoel Elias. A construção fica entre as ruas Saturnino de Brito e Sarmento Leite.