Proposta de estruturação do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana (SIMU) será apresentada até dezembro

11/10/2013 09:00 - ANTP

Um grupo técnico criado no âmbito da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, e que conta com a participação da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e de outras entidades do setor, terá até o final deste ano para apresentar uma proposta de estruturação do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana (SIMU). A informação foi prestada pelo diretor de Cidadania e Inclusão Social da SeMob, Marco Antônio Vivas Motta, ao participar em 10 de outubro de 2013 da última sessão do 19º Congresso da ANTP, sobre sistemas de informações para o segmento.

Vivas Motta explicou que a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) define como atribuição da União a tarefa de organizar e disponibilizar informações sobre o sistema mobilidade urbana e a qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo.

Ele acrescentou que onovo sistema deverá se alimentar de informações de sistemas já existentes, em especial o Sistema de Informações da Mobilidade Urbana (SiMob), da ANTP, criado há dez anos, e o sistema mantido pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU). "Não se pretende que o SIMU substitua esses sistemas que já existem”, disse, deixando claro que essas bases de dados atuarão de forma cooperativa.

O SIMU deverá reunir e disponibilizar informações sobre diferentes áreas de interesse para o setor, entre as quais acessibilidade, custos e tarifas, modos de transporte, instrumentos de gestão, planejamento de políticas urbanas, meio ambiente, qualidade de serviços, segurança, gestão institucional e financiamento.

Além da ANTP, da NTU e da própria Secretaria Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana, integram o grupo técnico o Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e a organização Embarq Brasil.

INFORMAÇÕES

Jorge Kogan, assessor da vice-presidência de Infraestrutura do da vice-presidência do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), apresentou na sessão a série histórica de cinco anos (2007-2011) do Observatório da Mobilidade Urbana (OMU), sistema que iniciou que reúne informações sobre mobilidade urbana em cidades latino-americanas, incluindo cidades brasileiras, e que foi constituído na segunda metade da última com apoio da ANTP. As informações estão disponíveis pelo portal da entidade.

Eleonora Pasos, chefe do escritório da Divisão América Latina (DAL) da União Internacional de Transportes Públicos, fez um histórico dos programas da UITP para reunir e disponibilizar informações sobre mobilidade urbana.

Bernardo Alvim, assessor do escritório do Banco Mundial em Brasília, apresentou ideias da instituição a que pertence para que os países latino-americanos implementem programas de estruturação da mobilidade.

A sessão foi coordenada por Eduardo Alcântara Vasconcellos, um dos responsáveis pela implantação do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana (SiMob) da ANTP. Ele fez uma apresentação inicial sobre esse sistema, mostrando exemplos de como osdados são reunidos e disponibilizados. O SiMob pode ser livremente consultado no portal da ANTP