Obras do metrô na Zona Sul revelam peças do século XIX

27/08/2014 07:10 - O Globo

RIO — Mais objetos de possível valor histórico foram encontrados, nesta terça-feira, durante escavações das obras da Linha 4 do metrô, que ligará a Zona Sul à Barra, conforme informou a coluna Gente Boa no site do GLOBO (abaixo). As peças pertenceriam a antigas chácaras que, até o fim do século XIX, ocupavam a região de Ipanema e do Leblon.

O material foi recolhido para estudos, informou o consórcio que administra as obras. Estão armazenados fragmentos de alvenaria, enfeites de telhados, balaustradas, peças de porcelana, talheres e pedaços de vidro.

Toda a obra da Linha 4 é acompanhada por um serviço especializado em arqueologia. Em 2012, foram encontrados na Avenida Ataulfo de Paiva, próximo à Praça Antero de Quental, no Leblon, restos de trilhos de bonde. Desde março de 2013, o consórcio também trabalha num sítio arqueológico próximo ao canteiro de obras da Linha 4 que fica atrás da antiga Estação Leopoldina, no Centro, onde foram achados cerca de 200 mil objetos.

COLUNA GENTE BOA

Outras descobertas

Depois de aros inteiros do trilho do bonde que circulava pela região conhecida como Bar 20, arqueólogos que cuidam das escavações da obra da Linha 4 do metrô encontraram pertences das antigas chácaras que ocupavam Ipanema e Leblon no século XIX. São fragmentos de alvenaria, enfeites de telhado, balaustrados, além de peças de porcelana, talheres e vidro antigo.