28/11/2015 08:16 - G1 Rio
Entra em prática neste sábado (28), a quarta etapa da
primeira fase do processo de racionalização dos ônibus que circulam pela Zona
Sul da Rio. As mudanças têm como objetivo desafogar o trânsito e evitar que
várias linhas façam trajetos semelhantes. O G1 circulou pelos pontos de ônibus
da Avenida Nossa Senhora de Copacabana na tarde de sexta-feira (27), para
conversar com os usuários do sistema de transporte público, que confessaram, em
sua maioria, estarem confusos com as mudanças.
Por todos os pontos de ônibus que a reportagem circulou, não
havia nenhum tipo de sinalização de que cinco linhas deixarão de existir: 126
(Rodoviária x Copacabana- via Túnel Santa Bárbara), 128 (Rodoviária x Leblon-
via Copacabana), 136 (Rodoviária x Copacabana- via Leopoldina), 154 (Ipanema x
Central) e 155 (Ipanema x Central- via Túnel Santa Bárbara). Neste mesmo dia,
entra em circulação a Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária - via Túnel Santa
Bárbara) em substituição a elas.
A linha 354 (Cidade de Deus x Praça XV) também sairá de
circulação, sendo substituída pela Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório –
via Itanhangá) A linha 434 passará a ser circular e terá o trajeto encurtado na
Rua Real Grandeza, em Botafogo.
Nos sete pontos de ônibus que a reportagem do G1 percorreu
em Copacabana, onde as linhas passam, não havia nenhuma forma de informação
para o público sobre as mudanças deste sábado (28). Alguns cartazes apenas
informavam quais linhas atuais correspondiam a algumas das que foram extintas.
A doméstica Ana Miranda, que mora em Realengo, não sabia que
uma das duas linhas de ônibus que costuma pegar para voltar para casa seria
extinta. "O 126 me deixava no ponto do 383, em frente ao Hospital Souza Aguiar.
Como vai mudar, eu vou ter que pegar o troncal, que vai me deixar na Central e
vou ter que caminhar uns 25 minutos para chegar até o ponto do ônibus”, explica
Ana Miranda.
A doméstica soube da mudança por meio da equipe de
reportagem do G1. "Eu estou sabendo da mudança por você. A partir do momento
que você vai fazer o trajeto, você tem que saber. Se eu fosse pegar amanhã, eu
ia ficar aqui, parada”.
A diarista Josina Araújo acha que o sistema está mais
confusa. "Eu estava esperando para pegar o 433, mas ele não veio. Estava
esperando há meia hora. Queria ir de Copacabana para o Passeio”, afirmou. A
linha 433 (Vila Isabel-Leblon) foi extinta na terceira etapa do processo de
racionalização, que ocorreu na sexta-feira (20). Ela foi substituída pela linha
Troncal 2.
A jornalista Solange Bermann, que vive em Copacabana, é
usuária de duas das linhas que foram extintas, a 136 e a 154, afirma que muitas
pessoas não estão conseguindo acompanhar o ritmo das mudanças. Por isso, ela
sugere que as linhas que foram substituídas sejam expostas nos ônibus,
facilitando a identificação dos passageiros.
"O Troncal, que está escrito no ônibus, deveria ter um aviso
no letreiro dizendo que linhas estão sendo substituídas. E no ponto de ônibus
também. Para as pessoas ficarem cientes até se acostumarem com a mudança”,
conta Solange.
A corretora de imóveis Patrícia Bastos, que mora em Niterói,
mas trabalha e tem parentes no Rio de Janeiro, conta que achou a mudança
difícil de compreender. Ela tenta se informar sobre as alterações com a ajuda
da internet.
"A mudança me atrapalha para circular no Centro e no Bairro
de Fátima, onde mora a minha mãe, e aqui em Copacabana, onde trabalho na área
de aluguel por temporada. Eu não sei mais, por exemplo, como ir daqui para a
Rua São Francisco Xavier, por exemplo”, afirma Patrícia.
Multa por falta de
informação
O Rio Ônibus foi multado pela Secretaria Municipal de
Transportes (SMTR) em R$ 50 mil na última segunda (23) por conta de falhas na
comunicação aos passageiros ao longo do processo de racionalização das linhas
que passam pela Zona Sul do Rio.
De acordo com o sindicato que representa as empresas de
ônibus, mais de 200 mil panfletos já foram distribuídos para informar sobre as
alterações. Agentes também estariam trabalhando em pontos-chave do sistema de
ônibus para informar os passageiros.
Sobre a multa, o Rio Ônibus informa que vão cumprir as
determinações da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
A mudança em números
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, até
este sábado (28), o processo de racionalização dos ônibus que circulam pela
Zona Sul conta com 10 linhas criadas, 13 encurtadas ou modificadas e 29
extintas. O processo de racionalização começou no dia 3 de outubro. A previsão
é que todo o processo termine no primeiro semestre de 2016.
O órgão afirma que, para reorganizar o novo sistema, estudos
mostraram que 54% das linhas possuem mais de 50% de seus trajetos idênticos ao
longo das viagens, o que prejudicaria a circulação dos veículos. O objetivo
seria, então, diminuir o tempo das viagens e fazer com que os ônibus circulem
em horários mais regulares. Para a SMTR, é normal que os passageiros tenham
dúvidas em um primeiro momento.
O aposentado Nelson Marinho, que vive no Flamengo, considera
que a mudança é positiva para a cidade. "Eu acho que vai ser melhor, porque vai
diminuir o número de ônibus que passam pela Zona Sul. Tem muito ônibus e eu
acho que o trânsito vai melhorar”.
A ambulante Michele Vianna, no entanto, não concorda e
afirma que está encontrando mais dificuldades para ir trabalhar. "Eu pego o
primeiro ônibus em Olaria, depois tenho que descer em Copacabana e depois pegar
outro para a General Osório, em Ipanema. Complicou porque eu ando com peso e
agora eu também tenho que pagar mais. Agora eu tenho que pagar duas passagens.
E eu também não vi nenhuma melhora no trânsito. Eu levava, em média, 45
minutos. Agora eu levo quase duas horas”, contou a vendedora de bebidas, que
pegava a linha 483 (Penha x Siqueira Campos – via Túnel Santa Bárbara), que
teve o trajeto encurtado.
MP-RJ questiona racionalização
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do
Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação para impedir a
continuidade do processo de racionalização dos ônibus no dia 13 de novembro. O
MP-RJ questiona a eficiência do processo e afirma que a população não
participou da discussão.
Na ação, os promotores questionam a ausência de metas que
melhorem o tempo de viagem e aumento de custos para os passageiros. A 8ª Vara
de Fazenda Pública deverá decidir sobre o pedido de liminar até a próxima
semana.
"Ocorre que, apesar da clareza das premissas e dos comandos expressos das cláusulas integrantes do título executivo, os Executados incorreram em inadimplemento ao procederem da seguinte forma: (i) ao elaboraram avaliações que respaldam o projeto de racionalização em desacordo com as referências impostas pelo título executivo; (ii) ao implementarem e continuarem implantando medidas de racionalização sem o correspondente e necessário monitoramento dos parâmetros pré-estabelecidos (vg. Tempo de viagem); (iii) ao permitirem que um considerável número de usuários, em razão do encurtamento/ seccionamento de linhas, perdessem o direito de fazer integrações sem ônus financeiro", diz trecho da ação.
Sobre o questionamento dos críticos do sistema de que a racionalização dificultaria o acesso de outras regiões da cidade à Zona Sul e que as viagens estariam mais longas, a SMTR, afirma que o sistema que está sendo implantado é mais inteligente do que o anterior.
"A Prefeitura está extinguindo apenas as linhas sobrepostas,
e uma das consequências disso é o fim da disputa por passageiros nos pontos e a
melhor utilização dos corredores BRS. É importante ressaltar que, para cada
linha extinta do sistema, existem outras que servem como alternativa, entre
elas as troncais e as integradas, recém-criadas. Além disso, a integração entre
a Zona Norte e a Zona Sul, por exemplo, também pode ser feita pelas linhas
diametrais que passam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara – que estão
mantidas e fazem a ligação entre as regiões com mais rapidez, sem necessidade
de baldeação. Para 80% dos passageiros atingidos pelas mudanças não há
necessidade de integração, apenas 20% podem precisar integrar as viagens. A
integração não representa mais tempo de viagem ou gastos extras para a
população, uma vez que todos os novos serviços levam em conta o tempo de
benefício do BUC (2h30) [Bilhete Único Carioca]”, explica a Secretaria de
Transportes.
De acordo com SMTR, um estudo que ainda não foi finalizado
mostra que o comportamento dos usuários em dez linhas que foram substituídas
nas duas primeiras etapas do processo, a 382, 314, 318, 332, 305, 456, 457,
483, 485 e 486, 91% dos passageiros teve a viagem completamente coberta pelos
novos serviços. De acordo com os dados, 5,4% tiveram que migrar para uma linha
direta ao destino, e 3,6% tiveram que fazer integração em uma segunda linha
para conseguir concluir a viagem.
De acordo com esse estudo, apenas 0,25% dos passageiros estão fazendo integração, mesmo quando a opção por outra linha (sem baldeação) representa um tempo de viagem maior do que a viagem integrada.