No Dia Mundial Sem Carro, projeto transforma Rua do Bom Jesus em espaço de convivência

19/09/2014 06:45 - Diário de Pernambuco

O Dia Mundial Sem Carro está sendo lembrado nesta sexta-feira pelo projeto Parque Capibaribe. A partir das 21h, a Rua Bom Jesus,  no bairro do Recife, será transformada em espaço de convivência, com a montagem de parklets, mobilização de skatistas, ciclistas e atração musical, com duelo de Dj’s. Toda a programação é gratuita.

A ideia é sensibilizar a população sobre mobilidade urbana, qualidade de vida, a importância do Rio Capibaribe para a cidade, integração dos espaços, convivência e preservação. Durante o evento será lançada uma estratégia de divulgação do trabalho, por meio da hashtag #voudeparquecapibaribe, que passará a ser utilizada nas redes sociais, para promover o debate sobre os conceitos e ações do projeto.

O Parque Capibaribe é realizado em convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti. O trabalho reúne especialistas de diversas áreas e prevê intervenções até 2037, ano em que o Recife completa 500 anos.

O Dia Mundial Sem Carro (DMSC) começou na França, em 22 de setembro de 1997, e é celebrado em diversos países. No Brasil, é comemorado desde 2001, por meio de ações de entidades da sociedade civil.