Chuva torna ciclovias perigosas na Capital Porto Alegre

26/03/2013 11:00 - Zero Hora - Porto Alegre

Quando o primeiro trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga foi inaugurado em Porto Alegre, em maio de 2012, muitos ciclistas acreditavam que começava a se concretizar o sonho de ter espaços padronizados e seguros para quem prioriza o veículo de duas rodas como meio de transporte. Entretanto, os 11 quilômetros de ciclovias já construídos em diferentes pontos da Capital vêm gerando uma série de dúvidas e reclamações, espalhadas pela rede social Facebook.

Após diversos relatos de quedas e derrapagens em dias de chuva, a atenção começou a se voltar para a tinta usada na pintura do asfalto. O vermelho que cobre os trechos prontos foi apontado por muitos ciclistas como o responsável por reduzir a aderência da pista, tornando as vias escorregadias e perigosas quando molhadas.

Uma das vítimas foi o analista de sistemas Gilson Wingist, 28 anos. Há mais de cinco anos morando na Capital, ele utilizava a bicicleta diariamente - como meio de transporte na semana e de lazer nos dias de descanso.

Derrapagens têm causado a maioria das quedas de bikes

O que era um motivo de prazer se tornou um transtorno para Wingist. Em meados de março, ele sofreu um acidente enquanto pedalava pela ciclovia da Avenida Ipiranga e quebrou o braço direito. A queda ocorreu na esquina com a Avenida Borges de Medeiros. Segundo o ciclista, havia chovido um dia antes, e a pista estava muito escorregadia.

- Eu estava tentando fazer uma curva, em baixa velocidade, mas a bicicleta derrapou e eu perdi totalmente a estabilidade - descreveu.

Outro que já sofreu percalços na ciclovia foi o cicloativista Marcelo Kalil. Em um dia de chuva no final de fevereiro, encontrou a pista molhada quando pedalava na Ipiranga.

- Como a ciclovia estreita em alguns trechos por causa de postes, tive que fazer desvios. Em um deles, a bicicleta não respondeu aos meus comandos e derrapei por causa do asfalto escorregadio. Isso nunca tinha acontecido comigo, e eu pedalo há anos. Por sorte, só tive escoriações, mas sei que teve gente que se quebrou - disse.