21/11/2014 07:05 - O Globo
Começa a funcionar em Niterói no mês que vem o aplicativo Vá
de Ônibus, que permitirá aos passageiros das linhas municipais e
intermunicipais monitorar pelo smartphone, em tempo real, o itinerário dos
coletivos. O sistema, já em uso no Rio, não calcula o tempo de deslocamento dos
veículos, porém lista os pontos mais próximos de onde o usuário está. O
professor de Engenharia da UFF Walber Paschoal acredita que o app será um
aliado do cidadão e que deve forçar uma melhora na prestação do serviço. Uma
das bandalhas fáceis de serem identificadas são os desvios de rota, queixa
comum dos passageiros que, segundo motoristas, em alguns casos, são orientados
pelos próprios despachantes para cumprimento de horário. Um aplicativo gratuito
permitirá ao passageiro localizar em tempo real, via GPS, os ônibus que fazem
as 55 linhas municipais, além das intermunicipais, que circulam em Niterói.
Batizado de Vá de Ônibus, o sistema, já utilizado no Rio, poderá ser baixado
pelo usuários da cidade a partir do mês que vem.
Segundo Guilherme Wilson, gerente de planejamento e controle
da Federação de Transportes do Rio de Janeiro (Fetranspor), os passageiros
poderão visualizar em que endereço estão os 700 coletivos em qualquer região do
município.
— O sistema vai identificar onde o ônibus está e listar os
ponto mais próximos a partir do local em que se encontra o passageiro. O
aplicativo também vai indicar as opções de linhas dos bairros para onde o
passageiro deseja ir, o entorno e o itinerário dos ônibus — diz o gerente da
Fetranspor.
FALTA O TEMPO DE CHEGADA
Wilson esclarece ainda que será possível fazer consultas ao
aplicativo informando a origem e o destino do passageiro, o nome e o número da
linha ou, até mesmo, fornecendo o nome de um prédio ou ponto turístico, como o
MAC. O aplicativo, no entanto, não permitirá ao passageiro calcular o tempo
exato que o ônibus levará até chegar ao ponto.
O app estará disponível gratuitamente para smartphones com
sistemas Android e iOS. O software está sendo desenvolvido desde 2006 e já
demandou investimentos de R$ 2 milhões.
Para o professor do curso de engenharia civil da UFF Walber
Paschoal, o aplicativo deve amenizar problemas comuns na prestação do serviço
como a demora e a falta de regularidade das linhas:
— Infelizmente não se pode informar o tempo que os ônibus
vão levar até o ponto por conta dos engarrafamentos. De qualquer forma, o app
deve melhorar a mobilidade, sobretudo porque oferece ao passageiro a
possibilidade de escolha pela linha mais rápida. Seria importante aprimorar a
ideia e informar as condições de tráfego da via.
O desvio de itinerário, às vezes orientados pelos próprios
despachantes para cumprimento de horário, é um motivo frequente de queixa dos
usuários. Morador da Região Oceânica, o publicitário Fábio Marins, de 33,
reclama do serviço:
— Pego ônibus em Itaipu e de vez em quando faço baldeação em
Charitas. Já vi muitos motoristas de uma linha intermunicipal que vai para o
Rio desviarem a rota quando estão atrasados. Espero que com esse aplicativo os
motoristas pensem duas vezes antes de descumprirem o itinerário.
Para o engenheiro Gilberto Gomes Gonçalves, professor da
Uerj e UFF, o aplicativo será uma facilidade para o usuário de ônibus, mas ele
chama atenção para o problema macro, da falta de mobilidade urbana em Niterói.
Segundo ele, são necessários outros investimentos para atacá-lo:
— É algo que sem dúvida ajuda (o usuário) a controlar o
serviço. É um início, mas nós precisamos é de transporte público de qualidade.
Isso (o aplicativo) é uma perfumaria.