Jeitinho brasileiro no Uber: motoristas usam até carro de locadora para lucrar com aplicativo

31/07/2015 07:10 - Portal R7

O jeitinho brasileiro chegou ao Uber. Para oferecer os serviços, já tem gente burlando as regras da empresa. No site do aplicativo, uma das condições para se tornar um motorista Uber é ser dono do carro e ter um "seguro adequado". Porém, a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) encontrou situações inusitadas, como motoristas trabalhando com carros de revenda e locadora e até pessoas físicas fazendo "sociedade".

Um dos casos é de um dono de um veículo que contratou um motorista para fazer "bicos" com o Uber em seu carro particular. De acordo com a secretaria, o valor obtido na atividade era dividido entre o proprietário e o motorista. Uma espécie de sociedade.

Outras duas situações flagradas pela SMT chamam a atenção. Um deles foi de um motorista usando um carro de propriedade de uma locadora de veículos de Belo Horizonte (BH) e outro motorista usando um carro de uma empresa de compra e venda de veículos usados de São José dos Campos (SP). Para esses dois casos, a secretaria abriu processos administrativos para fazer uma análise legal e documentar o tipo de transporte remunerado que estava sendo feito no momento das apreensões.

Carros licenciados em outros Estados também estão na lista de carros recolhidos.

Somente no mês de julho de 2015, até o dia 30, foram autuados e apreendidos pela fiscalização do DTP (Departamento de Transportes Públicos) 76 veículos realizando transporte remunerado individual de passageiros sem autorização. Do total de veículos apreendidos, 24 utilizavam o aplicativo Uber, que, segundo a secretaria, não está de acordo coma legislação. Na lista, boa parte das apreensões foram feitas em aeroportos.

O transporte individual de passageiros em São Paulo deve ser feito exclusivamente por taxistas, salvos os casos de serviços prestados por locadoras que, de acordo com SMT, é um serviço legal e regular.

O R7 deu em primeira mão o drama vivido por donos de locadoras, que têm sido confundidos com motoristas da Uber e hostilizados por taxistas.