São Paulo cai quatro posições em ranking internacional de qualidade de vida

06/03/2015 07:30 - Portal R7

Viver em São Paulo está pior do que em 2013. Pelo menos foi o que mostrou o levantamento feito no ano passado, e divulgado esta semana, pela consultoria de recursos humanos Mercer. A capital paulista caiu quatro posições (de 116º para 120º lugar) em um ranking de qualidade de vida que inclui 230 cidades em todo o mundo.

O relatório serve para ajudar multinacionais e outras organizações a remunerar de forma correta funcionários enviados para outras cidades. São analisados pontos como: moradia, clima, poluição, infraestrutura, criminalidade, comunicações, serviços médicos e educacionais, opções de cultura e recreação, entre outros.

No Brasil, quatro cidades aparecem no ranking, sendo que São Paulo perde apenas para Manaus, que ficou em 127º lugar. Brasília está no topo da lista, na 107ª posição, seguida do Rio de Janeiro, que ficou em 119º. A capital do Uruguai, Montevidéu, obteve a melhor pontuação na América do Sul e ficou em 78ª. No topo da lista está Viena, capital da Áustria.

Segundo a Mercer, as companhias precisam ter informações como essa para determinar aos funcionários transferidos "pacotes de compensação”. Sendo a maior cidade do País, e uma metrópole global, São Paulo costuma receber empregados de multinacionais de diversos lugares.

Porém, a capital paulista tem problemas sérios a serem resolvidos para melhorar a qualidade de vida da população. O trânsito e o transporte público influenciam diretamente nisso. A violência também é outro aspecto que impacta de forma negativa na avaliação da cidade.