Manifestantes incendeiam ônibus e estação do BRT em Santa Cruz

18/04/2014 08:00 - O Globo / G1 RJ

Um ônibus e uma estação do BRT Transoeste (Vila Paciência) foram incendiados na tarde desta quinta-feira durante uma manifestação de moradores da Favela do Aço, em Santa Cruz. O protesto, de acordo com a Polícia Militar, ocorreu depois que uma ação policial na região terminou com um homem e uma criança feridos. A Avenida Cesário de Melo, uma das principais do local, chegou a ser totalmente interditada na altura da Estação Curral Falso, em Paciência. O protesto causou grande congestionamento no trânsito de Santa Cruz, com reflexos em áreas próximas.

O consórcio que administra a Transoeste informou que, por causa do protesto, os serviços do BRT foram interrompidos a partir das 14h nos trechos Campo Grande-Santa Cruz e Paciência-Recreio dos Bandeirantes. Ainda de acordo com a empresa, por motivo de segurança, as 22 estações entre o terminal Cesarão I e o terminal de Campo Grande também foram fechadas.

A Polícia Militar informou que a operação que terminou com os dois feridos foi realizada na parte da manhã e conduzida pelo 27º BPM (Santa Cruz). Três homens na Favela Antares foram presos. Segundo a corporação, os policiais foram atacados na altura da Favela do Aço quando seguiam em direção à 36ª DP (Santa Cruz) com os presos. Durante o tiroteio que se seguiu, uma criança de 7 anos foi atingida na perna e encaminhada para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz. O estado dela é estável. Também ferido, um homem, que supostamente seria traficante, foi encaminhado para o mesmo hospital. Com ele os policiais disseram ter encontrado uma pistola calibre 9mm.

Revoltados, moradores da Favela do Aço foram às ruas e fecharam a Avenida Cesário de Mello, na esquina com Rua Felipe Cardoso, e atearam fogo em um ônibus. Bombeiros foram chamados ao local para controlarem as chamas. Com apoio de policiais militares do 14º BPM (Olaria) e do 40º BPM , policiais militares do 27º BPM conseguiram conter os ânimos e liberaram a avenida ao trânsito. O caso foi registrado na 36ª DP (Santa Cruz).

BRT retomado

Depois de ficar cerca de 15 horas horas interrompido, o serviço de BRT de Campo Grande a Santa Cruz e de Paciência ao Recreio foi restabelecido por volta das 5h da manhã desta sexta-feira. A circulação dos coletivos foi paralisada às 14h de quinta-feira.

G1 RJ

Protesto na Zona Oeste do Rio foi encomendado por criminosos, diz PM

A Polícia Militar informou que o protesto com aproximadamente 50 pessoas que acabou com a destruição da estação Paciência do BRT e um ônibus incendiado, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (17), foi encomendado por traficantes da Favela do Aço. A manifestação começou depois de um adolescente ser baleado durante uma ação policial na Favela de Antares. Vinte e duas estações ficaram com o serviço suspenso, como monstrou o Bom Dia Rio nesta sexta (18).

De acordo com o comando do 27º Batalhão (Santa Cruz), o disparo que atingiu o menino saiu da arma de traficantes. O comando disse ainda que há indícios de que traficantes da Maré estejam fugindo da ocupação e se escondendo em favelas da Zona Oeste.

Por causa do protesto, a Avenida Cesário de Mello ficou fechada nos dois sentidos por quase meia hora. A confusão terminou com a chegada do reforço policial. Bombeiros tiveram de ser acionados para conter o fogo. Também havia barricadas nas pistas. Não houve feridos e detidos.

Durante a operação na Favela de Antares, três suspeitos foram presos com drogas e radiotransmissores. Na saída da comunidade, o comboio policial foi atacado por traficantes. Houve troca de tiros e Luanderson Lima, de 12 anos, foi atingido na perna. Ele foi levado para o Hospital Pedro Segundo com fratura exposta.