Rio vai sediar seminário internacional sobre cidades inteligentes

31/07/2015 06:05 - O Globo

 "Existe uma riqueza de dados em aplicativos, no Twitter, por exemplo, que precisa ser usada na administração pública” Pablo Cerdeira Coordenador do Pensa Sala de Ideias, grupo da prefeitura

Cada vez que um motorista posta informações sobre o tráfego no Waze ( aplicativo de trânsito para celulares), está, sem saber, ajudando o trabalho de uma equipe da prefeitura. O grupo do projeto Pensa Sala de Ideias tem a função de cruzar dados oficiais com os de outras fontes, como as redes sociais, para facilitar a tomada de decisões por diferentes secretarias municipais. Agora, essa experiência será uma das atrações da UrbanTec Brasil 2015 — Soluções Para Cidade Melhores. Trata- se de uma conferência internacional sobre soluções para cidades inteligentes e desenvolvimento urbano sustentável, que acontecerá no Rio, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, nos dias 1 º e 2 de outubro.

— Essa troca de dados entre cidade e cidadão tem um potencial muito grande de transformação. Existe uma riqueza de dados em aplicativos, no Twitter, por exemplo, que precisa ser usada na administração pública. Eles são importantes para a gente entender o que ocorre na sociedade — disse Pablo Cerdeira, coordenador do Pensa Sala de Ideias que, na manhã de ontem, participou de um brunch na residência oficial do cônsul- geral da Alemanha, Harald Klein, onde foram anunciados a programação e os participantes da primeira edição brasileira da UrbanTec.

O Pensa Sala de Ideias é formado por uma equipe especializada que atua, desde junho de 2013, na Casa Civil. Um exemplo do trabalho do grupo aconteceu no dia 31 de dezembro de 2014. Ao usarem os celulares para avisar a parentes e amigos que estavam chegando à Praia de Copacabana para a festa de réveillon, cariocas e turistas também forneceram dados à equipe. Sem identificar os assinantes, as operadoras repassaram dados das antenas telefônicas, mostrando o volume de pessoas que chegavam à orla e de onde elas vinham. O movimento de saída também foi monitorado.

Informações sobre o trânsito postadas no Twitter também ajudam no trabalho do Pensa Sala de Ideias. Tudo isso, segundo Pablo, vai se somar a dados obtidos de diversos órgãos públicos, além de câmeras, sistemas de GPS, radares e do teleatendimento ( 1746). A tarefa do grupo é, com essas referências, buscar soluções simples e eficientes para a melhoria da cidade.

COMBATE À DENGUE

Pablo lembrou uma pesquisa feita com o objetivo de detectar os bairros com maior contaminação por dengue:

— Foi feito um mapeamento de como a dengue se espalhava. Nesse estudo, com base em dados da Secretaria de Saúde, número de pedidos de retirada de entulho feitos pelo 1746 e informações do Twitter, chegamos a dois bairros, Realengo e Bangu, onde a doença era registrada antes de outras regiões. Com isso, a prefeitura fez ações junto à Comlurb, às escolas da área e a outros órgãos, e os números na cidade caíram de 1.500 casos em 2013 para 41 em 2014.

A UrbanTec nasceu em Colônia, na Alemanha, e já foi realizada três vezes em Pequim, na China. O encontro no Rio faz parte da agenda comemorativa pelos 450 anos da cidade. Haverá mesas- redondas e palestras com especialistas do mundo inteiro. Com foco especial nas médias e grandes cidades brasileiras, o evento tratará de quatro temas principais: "Gerenciando o futuro da mobilidade urbana”, "Planejando a infraestrutura urbana sustentável”, "Inovando na administração pública” e "Governança inteligente para cidades inteligentes”.

Além do caso do Rio, haverá apresentações de projetos de outras cidades brasileiras e estrangeiras ( da África do Sul, do México e da Holanda). O evento, que será realizado pela FGV Projetos e pela empresa alemã Koelnmesse, tem o apoio do consulado da Alemanha.