31/07/2015 06:15 - O Estado de SP
Sete horas depois de o secretário municipal de Transportes,
Jilmar Tatto, dizer que estudava fechar as pistas expressas das Marginais
durante as madrugadas, o prefeito Fernando Haddad (PT) – que não sabia da
proposta – derrubou o plano que deveria ser executado ainda este ano. O
secretário havia dito que a medida era de segurança e que as faixas não tinham
"demanda” no horário.
Na manhã desta quinta-feira, 30, o secretário disse que a
intenção do bloqueio era reduzir os acidentes entre meia-noite e 5 horas,
período em que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fecharia os acessos
às pistas expressas com cancelas semelhantes às usadas pela empresa no Elevado
Costa e Silva.
"Ajuda na segurança,
porque é o momento em que os motoristas, principalmente de caminhões, usam para
correr muito, causando acidentes”, explicou. No mesmo horário da entrevista de
Tatto, Haddad estava em uma agenda pública em São Miguel Paulista, na zona
leste.
Lá, o prefeito demonstrou surpresa ao ser questionado pelo
Estado sobre o fechamento das pistas. "Ele (Tatto) falou que está em
elaboração? Não chegou ao meu conhecimento. Estou sabendo por você”, respondeu
Haddad. Antes de o prefeito conceder entrevista, a reportagem voltou a falar
com o secretário por telefone, que deu detalhes sobre o projeto-piloto da CET.
Tatto afirmou que os testes haviam sido realizados durante
três madrugadas e que a ideia seria colocada em prática se "não causasse
transtornos” e aumentasse a segurança no trânsito. Os exames foram feitos antes
da adoção das novas velocidades nas Marginais.
Durante a tarde, Haddad entrou em contato com Tatto e
solicitou os estudos, que agora estão sob análise do gabinete. Às 17h10, a CET
e a Secretaria Municipal de Transportes, por meio de nota, esclareceram que a
Prefeitura "está concentrada, exclusivamente, no monitoramento dessas novas
velocidades e estão descartados futuros fechamentos”. Na Prefeitura de São
Paulo, a decisão de Haddad, que barrou a medida anunciada por Tatto, foi considerado
um "acerto de timing”.
No início da noite, Tatto encaminhou uma nota à imprensa:
"Reconsidero a declaração”. Segundo ele, em função das novas velocidades nas
Marginais e do acompanhamento da CET, "não haverá nenhum tipo de operação com
intuito de fechar trechos das pistas expressas durante a madrugada”.
Choque. O
presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp),
Manoel Sousa Lima Júnior, espantou-se com a notícia. "Eu acho uma decisão
equivocada. Acabamos de fazer os testes das entregas noturnas e na medida em
que se faz esse fechamento vai diminuir a eficiência.”
O engenheiro e mestre em Transportes pela Universidade de
São Paulo (USP) Sérgio Ejzenberg sugeriu que Haddad centralize a discussão
pública na resolução de problemas de mobilidade, como corredores de ônibus.
"Nada tem sido feito para resolver a mobilidade de quem está gastando um tempo
desumano para ir e voltar do trabalho. O resto é circo. Temos andado de
factoide em factoide. Qual será o próximo?”