90% aprovam faixas de ônibus em São Paulo e 83% deixariam carro em casa se transporte público fosse melhor

22/09/2015 09:37 - Blog Ponto de ônibus

ADAMO BAZANI

A população de São Paulo está mais disposta a deixar o carro em casa se os transportes públicos melhorarem e aprova medidas que privilegiem os ônibus no espaço urbano.

É o que revela pesquisa da Rede Nossa São Paulo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)  sobre Mobilidade Urbana divulgada nesta terça-feira, dia 22 de setembro de 2015. O trabalho foi realizado pelo Ibope.

Segundo o levantamento que ouviu 700 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, 90% os entrevistados aprovam a construção de corredores de ônibus e implantação de faixas exclusivas para os coletivos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 83% das pessoas ouvidas em 2015 se dispõe a deixar o carro em casa se houvesse uma alternativa de transporte público eficiente, independentemente do modal. Na pesquisa do ano passado, eram 65%.

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Entre os motivos que fariam com que o paulistano deixasse o carro em casa lideram uma rede de linhas de ônibus e metrô que atendam plenamente os trajetos feitos pelos paulistanos, com 36% das respostas, e em segundo lugar, com 27%, aparece o desejo do cidadão por mais faixas e corredores de ônibus além de linhas de metrô para que a opção por transporte público seja concretizada.

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Apesar de o transporte coletivo e os espaços para deslocamentos a pé ou de bicicleta ainda precisarem de melhoria, de acordo com os paulistanos ouvidos na pesquisa, diminuiu o índice de pessoas que se deslocam de carro todos os dias ou quase todos os dias de 56% em 2014 para 45% em 2015.

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DESLOCAMENTO EM TRANSPORTE PÚBLICO É AINDA MAIS DEMORADO:

A necessidade de mais espaços e práticas de gestão mais modernas para deixar o transporte coletivo eficiente se reflete no tempo de deslocamento na cidade que ainda é maior para quem usa ônibus, trem e metrô.

De acordo com a pesquisa, o tempo médio para o principal descolamento foi de 1 hora e 44 minutos para quem anda de carro. Para quem vai de transporte público é de 1h58.

Em relação a todos os deslocamentos diários, o tempo médio é de 2h38 para quem está no carro e 2h56 no transporte público.

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FORMAS DE DESLOCAMENTO:

Os deslocamentos a pé, com 28% das respostas, e de transporte coletivo, com 25% lideram entre os que usam um ou mais meio, mas houve uma queda nas viagens a pé em relação a anos anteriores.

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NOTAS DOS ÔNIBUS:

As notas para os serviços de ônibus em São Paulo continuam baixas em escalas de 1 para totalmente insatisfeito até 10 para totalmente satisfeito.

Houve melhorias em itens como limpeza e conservação dos ônibus, com média 5,4, e cordialidade de motoristas e cobradores, com nota 5,1. Curiosamente, a postura dos motoristas e cobradores está entre as maiores queixas de 2015 registradas pela SPTrans.

Lotação dos ônibus foi o item com pior avaliação, nota de 2,8. A avaliação do valor da passagem com nota 3,3 também é ruim, sendo pior inclusive que em 2013, quando houve manifestações contra as tarifas.

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Sobre as bicicletas, "7% afirmaram usar bicicletas todos os dias ou quase todos os dias. Entre os que não usam, 44% afirmaram que usariam caso houvesse mais segurança; 18%, se tivesse mais sinalização nas ruas; 13%, mais ciclovias (em 2014, esse número era 26%). Outro dado relevante: em 2007, 34% afirmavam que não usariam bicicleta em São Paulo "de jeito nenhum"; em 2014, eram 24% e, em 2015, são 13%” – segundo a Rede Nossa São Paulo.

Sobre a redução da velocidade nas vias da cidade de São Paulo, 53% dos entrevistados reprovam a medida, 43% se mostraram a favor e 4% não opinaram. Quando são analisadas as respostas de quem só usa carro, 66% reprovam a redução de velocidade nas vias.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes