Limeira pode ser contemplada com ampliação de trem

28/03/2015 07:10 - Jornal de Limeira

O traçado do trem de passageiros que liga a Capital a Jundiaí pode ser ampliado - e Limeira poderá ser contemplada. A reivindicação para que Rio Claro, Limeira, Cordeirópolis e Santa Gertrudes também sejam beneficiadas com a proposta é do vereador de Rio Claro, Geraldo Luís de Moraes (DEM). Americana, que integra a Região Metropolitana de Campinas, receberá a linha 7, Rubi, até 2020. Campinas também já está incluída na ampliação.

Entre os sistemas de transporte, o trem é a melhor opção tanto na economia quando na rapidez. O trajeto da linha que leva passageiros de Jundiaí até São Paulo dura 90 minutos e a passagem custa, em média, R$ 3. A viagem termina quando o trem chega à Estação da Luz, em São Paulo.

Segundo o vereador de Rio Claro, além de opção de economia, adotar o trem auxilia o meio ambiente e evita a sobrecarga de carros nas estradas. "O cidadão chega a São Paulo e transita pelos metrôs. Além de economizar tempo. A viagem de trem de Rio Claro até São Paulo dura, em média, duas horas", citou o vereador. De carro, por exemplo, o tempo chega a quase três horas.

De acordo com o vereador, há condições positivas para a instalação dos trens nas cidades do Interior. "As cidades de Rio Claro, Limeira, Cordeirópolis e Santa Gertrudes já possuem linhas férreas", disse Moraes. O vereador Dr. Júlio (DEM) apoia a reivindicação. "Cobro isto desde a primeira vez em que fui vereador em Limeira. Existe um estudo que mostra que os gastos serão um quinto do valor total. De Limeira até São Paulo, a viagem seria feita em duas horas até a Estação da Luz", diz. Um abaixo-assinado começará a circular pelas cidades para mobilizar o governo do Estado a realizar a ampliação da linha no Interior.

CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou, por meio de nota, que a iniciativa atualmente encontra-se em análise pelo Conselho Gestor das PPPs (Parcerias Público Privada) e a MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) dos trens regionais, vinculadas ao governo estadual. As BTG Pactual e EDLP (Estação da Luz Participações) já apresentaram propostas.