Artesp tenta reverter decisão sobre pedágio

24/07/2014 06:00 - Valor Econômico

Leia: Reajustes de pedágio viram embate na Justiça em SP - Valor Econômico

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) enviou ontem à CCR AutoBAn um ofício pedindo que a concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes oriente os usuários a guardar recibos de pedágio. O pedido acontece em meio ao embate judicial entre governo e empresas sobre os reajustes deste ano.

"A orientação visa a um eventual ressarcimento caso a Justiça acate o recurso ingressado contra o reajuste promovido na tarifa - uma vez que o valor atual está sendo pago sub judice", diz comunicado da Artesp. A agência ainda aguarda a decisão sobre seu recurso contra uma medida anunciada ontem em benefício da AutoBAn.

O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou, em caráter liminar, a AutoBAn a reajustar tarifas pelo IPCA, em 6,37%. Anteriormente, a Artesp havia liberado só 5,38%. Todos as outras concessionárias no Estado receberam reajustes diferentes da inflação - diferentemente do determinado em contratos.

Das dez ações hoje na Justiça sobre o tema, todas tiveram pedidos de liminar negados em decisões de primeira instância. Quatro empresas recorreram e - até agora - apenas a AutoBAn, diz a Artesp, conseguiu liminar favorável.

A Artesp tenta "consertar" o desequilíbrio ocorrido desde o ano passado, quando as rodovias foram liberadas a cobrar por eixo suspenso de caminhões e a pagar apenas metade da outorga anual ao Estado. Era uma compensação pelo não reajuste em 2013 (efeito dos protestos populares). A Artesp acredita que as empresas acabaram beneficiadas além do necessário. As empresas defendem que o reajuste anual não seja afetado por uma tentativa de reequilíbrio econômico.