Magrelas exibidas

26/11/2014 07:12 - Valor Econômico

Elas funcionam como bicicletas, têm cara de bicicletas, e são bicicletas. Mas valem como carros. Ou quase isso. As personagens em questão são as bikes de grife. Chanel, Gucci, Hermès, Missoni, Marc Jacobs e até a brasileiríssima Isabela Capeto decidiram apostar na onda das magrelas. E não estão sozinhas. Até mesmo as marcas globais de carrões de luxo seguiram a tendência, iniciada há pelo menos quatro anos: Porsche, Lamborghini e Aston Martin também lançaram suas versões sobre duas rodas.

As fashion bikes seguem o estilo da marca. E, claro, estão sempre na moda. Conhecida por suas bolsas clássicas, a francesa Chanel investiu em um modelo retrô. Por isso, sua bike foi "confeccionada" em um pretinho básico, tem as manoplas do guidão revestidas de couro, em matelassê, e três bolsas na parte de trás - que fazem as vezes de bagageiro. O preço? Apenas sob consulta. No Brasil, só se vende por encomenda, segundo a empresa. Lá fora, custa em torno de US$ 17 mil (R$ 44,2 mil).

A Hermès, dona da Birkin - bolsa que já teve fila de espera para ser comprada - apostou numa bicicleta de passeio, feita em liga de carbono para ser bem leve e caprichou nos detalhes em couro Taurillon natural liso. Na França, o modelo, batizado de Le Flaneur, custa € 8,1 (R$ 25,1 mil). Aqui, só sob encomenda. Já a Gucci vende seu modelo na loja do JK Iguatemi, em São Paulo. Na vitrine, está exposta a nova bicicleta Bianchi, desenhada pela diretora criativa da marca Frida Giannini. É um modelo esportivo, em preto fosco, mas que traz as listras verde, vermelha e branca, tradicionais da marca. Quem quiser, pode comprar acessórios complementares para a bicicleta, incluindo capacete, luvas e garrafas de hidratação. Os preços são sob consulta.

Para os meninos, ou aficionados em carros, a Porsche colocou no mercado, este ano, três modelos. Eles seguem o design esportivo da marca e, como novidade, vêm equipados com etiqueta antifurto - na verdade, um item de série localizado por debaixo da pintura do quadro. Se a bike for roubada, o código pode ser usado para informar pela internet, por meio de um aplicativo para iPhone ou pelo QR Code da etiqueta, dificultando, com isso, sua revenda. Os preços variam entre US$ 4,5 mil e US$ 8 mil, nos Estados Unidos.

A versão sobre duas rodas da Lamborghini nasceu para festejar os 50 anos da marca e o modelo traz no guidão e no selim o mesmo couro usado no interior do carro. Já a Aston Martin, famosa por ser vedete nos filmes de James Bond, colocou no mercado a One-77, que tem até computador on-board e conectividade Bluetooth. O preço pode chegar R$ 80 mil.