26/11/2014 07:12 - Valor Econômico
Elas funcionam como bicicletas, têm cara de bicicletas, e
são bicicletas. Mas valem como carros. Ou quase isso. As personagens em questão
são as bikes de grife. Chanel, Gucci, Hermès, Missoni, Marc Jacobs e até a
brasileiríssima Isabela Capeto decidiram apostar na onda das magrelas. E não
estão sozinhas. Até mesmo as marcas globais de carrões de luxo seguiram a
tendência, iniciada há pelo menos quatro anos: Porsche, Lamborghini e Aston
Martin também lançaram suas versões sobre duas rodas.
As fashion bikes seguem o estilo da marca. E, claro, estão
sempre na moda. Conhecida por suas bolsas clássicas, a francesa Chanel investiu
em um modelo retrô. Por isso, sua bike foi "confeccionada" em um
pretinho básico, tem as manoplas do guidão revestidas de couro, em matelassê, e
três bolsas na parte de trás - que fazem as vezes de bagageiro. O preço? Apenas
sob consulta. No Brasil, só se vende por encomenda, segundo a empresa. Lá fora,
custa em torno de US$ 17 mil (R$ 44,2 mil).
A Hermès, dona da Birkin - bolsa que já teve fila de espera
para ser comprada - apostou numa bicicleta de passeio, feita em liga de carbono
para ser bem leve e caprichou nos detalhes em couro Taurillon natural liso. Na
França, o modelo, batizado de Le Flaneur, custa € 8,1 (R$ 25,1 mil). Aqui, só
sob encomenda. Já a Gucci vende seu modelo na loja do JK Iguatemi, em São
Paulo. Na vitrine, está exposta a nova bicicleta Bianchi, desenhada pela
diretora criativa da marca Frida Giannini. É um modelo esportivo, em preto
fosco, mas que traz as listras verde, vermelha e branca, tradicionais da marca.
Quem quiser, pode comprar acessórios complementares para a bicicleta, incluindo
capacete, luvas e garrafas de hidratação. Os preços são sob consulta.
Para os meninos, ou aficionados em carros, a Porsche colocou
no mercado, este ano, três modelos. Eles seguem o design esportivo da marca e,
como novidade, vêm equipados com etiqueta antifurto - na verdade, um item de
série localizado por debaixo da pintura do quadro. Se a bike for roubada, o
código pode ser usado para informar pela internet, por meio de um aplicativo
para iPhone ou pelo QR Code da etiqueta, dificultando, com isso, sua revenda.
Os preços variam entre US$ 4,5 mil e US$ 8 mil, nos Estados Unidos.
A versão sobre duas rodas da Lamborghini nasceu para
festejar os 50 anos da marca e o modelo traz no guidão e no selim o mesmo couro
usado no interior do carro. Já a Aston Martin, famosa por ser vedete nos filmes
de James Bond, colocou no mercado a One-77, que tem até computador on-board e
conectividade Bluetooth. O preço pode chegar R$ 80 mil.