INTRODUÇÃO
A ANTP agrega ao SIM – Sistema de Informações da Mobilidade
Urbana mais um banco de dados, agora relativo ao transporte por fretamento,
assunto até aqui pouco estudado e, a mais das vezes, tratado de forma
equivocada por autoridades públicas. O fretamento é uma boa alternativa ao
transporte individual - opera com regularidade, previsibilidade e conforto mais
próximos do que é oferecido pelo uso de um automóvel. Além disto, reduz o gasto
pessoal de quem antes usava transporte individual.
O SIM - Sistema de
Informações da Mobilidade Urbana, desenvolvido em parceria com o BNDES, consiste
em um banco de dados e informações especialmente desenhado para permitir aos
setores públicos federal, estaduais e municipais o adequado acompanhamento das
várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do
transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros, com população
superior a 60 mil habitantes.
Agora, através de contrato firmado com a FRESP - Federação das Empresas de
Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo e com o SINFRETIBA – Sindicato das Empresas de
Transporte de Passageiros por Fretamento de Curitiba e Municípios do Paraná,
começamos a publicar os resultados referentes a estudos e pesquisas que já se
iniciaram.
O trabalho abrange três grandes campos. Primeiramente,
visando a integração dos dados ao SIM, o trabalho contempla a quantificação da
oferta e da demanda do sistema de transportes de passageiros por fretamento em
grandes cidades do Brasil e do Estado de São Paulo; a estimativa para o sistema
de transporte de passageiro por fretamento dos consumos e custos relativos à
sua operação; a emissão de relatórios analíticos e comparativos e, finalmente,
a integração às informações constantes no site da ANTP.
Para efeito de divulgação dos dados definimos seis grupos de
temas:
a) Demanda do sistema: refere-se à
demanda do fretamento contínuo em grandes cidades do Brasil
b) Vantagens do Fretamento contínuo e eventual
para:
- a
sociedade,
- os
usuários, e
c) Legislação: resume a legislação
relativa ao fretamento nas maiores cidades do país;
d) Estudos realizados: dispõe levantamento
de estudos técnicos realizados sobre o tema, assim como teses e dissertações
feitas;
e) Inserção no novo simulador de impactos na
mobilidade da ANTP: mostra como o fretamento contínuo poderá ser inserido
como ação no futuro simulador da ANTP sobre os impactos positivos de ações de
mobilidade sustentável [em construção].
f) O fretamento e os planos de mobilidade:
como o fretamento pode ser incluído nos planos de mobilidade e dá exemplos de
ações já implantadas.