Revista dos Transportes Públicos:
 
Escreva artigos para a Revista. Veja as orientações.


Comissões Técnicas:

As Comissões da ANTP objetivam desenvolver estudos, pesquisas, relatórios, análises, diagnósticos, ações e estratégias sobre um determinado tema, estruturando as questões e identificando formas de encaminhamento, visando o desenvolvimento do tema em torno do qual se constituiu.

As Comissões, a depender da sua necessidade, podem criar Grupos de Trabalho específicos. Os Grupos de Trabalho destinam-se a desenvolver de forma mais detalhada, temas específicos de interesse das Comissões Técnicas as quais estão vinculados podendo ser extintos quando atingir os objetivos propostos na sua constituição.

A criação das Comissões Técnicas e de seus Grupos de Trabalho se dá após a aprovação do Conselho Diretor ou ad referendun do Diretor Executivo, a partir de proposta amparada na existência de uma mobilização prévia entre os associados para o tratamento de um tema de forma estruturada e sistemática, apoiada num plano básico de trabalho.

As Comissões Técnicas tem um Presidente ou Coordenador reconhecido pela Diretoria da ANTP, com o objetivo de dirigir os seus trabalhos, podendo o Coordenador escolher outro membro da Comissão para auxiliá-lo: elaboração de súmula de reuniões, manutenção do cadastro dos integrantes, acompanhamento da agenda de reuniões e eventos.

A composição das Comissões Técnicas deve ser multisetorial, envolvendo os órgãos gestores, as operadoras, a universidade, o setor produtivo e os consultores associados à ANTP. Os seus membros podem ser técnicos especialistas afetos ao tema, indicados por entidades associadas à ANTP ou associados da ANTP na modalidade "Membros Individuais"

As Comissões Técnicas podem funcionar na sede nacional da ANTP, bem como nas suas Diretorias Regionais, devendo se reunir no mínimo duas vezes por ano.

A partir de 2012, as discussões e o desenvolvimento dos trabalhos das Comissões Técnicas também podem ser feitos a distância por meio de grupos de discussão na Internet.

As Comissões Técnicas devem participar sempre que possível nos Congressos Nacionais da ANTP, podendo a mesma se dar através de painéis e/ou debates em torno de temas vinculados aos seus objetivos; através da elaboração de Comunicações Técnicas ou de outra forma que a Comissão em conjunto com a Diretoria da ANTP considerar adequada.

As Comissões Técnicas podem participar de eventos promovidos por entidades congêneres que também desenvolvam os temas por elas tratados ou de interesse da Diretoria da ANTP.

Fóruns de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito:

Há o Fórum Nacional e os Fóruns Regionais. Neste momento, estão em atividade, os fóruns Nacional, Paulista, Paranaense e Mineiro.

Para participar das reuniões do Fórum, basta que você seja secretário ou dirigente de empresa pública de transporte ou de trânsito. Para participar dos fóruns regionais, você terá que pertencer a um município do Estado correspondente.

As reuniões dos fóruns ocorrem em média a cada trimestre e são informadas com antecedência, por e-mail aos secretários ou dirigentes que já participaram de alguma reunião e preencheram a lista de presença, por meio de avisos no site da ANTP ou através do Boletim Informativo Semanal.

Seminários, Eventos, Congressos, Encontros, Prêmio da Qualidae, Prêmio ABRATI e Bienal de Marketing:

Para cada evento, há uma forma específica de participação. Acompanhe no site da ANTP ou por meio dos veículos de comunicação da ANTP (mailings ou Boletim Informativo Semanal) o lançamento dos eventos e siga os passos seguintes indicados em cada caso.

Conselho Diretor:

Para participar do Conselho Diretor, é necessário ser associado da ANTP. O mandato dos membros do CD é de dois anos e seus membros são eleitos. As regras estão dispostas no Estatuto da ANTP, que está disponível no site da ANTP, na página "Sobre a ANTP".

Conselho Fiscal:

Veja as regras para composição do Conselho Fiscal no Estatuto da ANTP, que está disponível no site da ANTP, na página "Sobre a ANTP".

Como ser Associado da ANTP:

Consulte as condições para ser associado e preencha o formulário que consta da página "Associe-se" no site da ANTP.

Como Patrocinar Eventos e Projetos da ANTP:

Há várias maneiras de patrocinar eventos e projetos desenvolvidos pela ANTP:

1. Para os congressos, seminários, encontros e demais eventos similares, as regras e condições estão disponibilizadas na chamada dos eventos.
2. Prêmio ANTP da Qualidade: as condições estão descritas no Hotsite do Prêmio, acessível na página do Prêmio da Qualidade, através da aba "Eventos" que consta na página inicial do site da ANTP.
3. Prêmio ABRATI: da mesma forma, verifique as condições no Hotsite do Prêmio ABRATI, que pode ser acessado através da aba "Eventos" na página inicial do site da ANTP.
4. Bienal de Marketing: também para este tipo de evento, as condições estão no Hotsite da Bienal de Marketin, que pode ser acessado através da aba "Eventos" na página inicial do site da ANTP.
5. Para patrocinar as reuniões dos Fóruns de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito entre em contato com a secretaria dos Fóruns.
6. Para outros apoios instittucionais, acesse o link "Apoio Institucional" que consta da página "Sobre a ANTP".

Projetos:

Caso você tenha interesse em desenvolver algum tipo de projeto, estudo ou pesquisa, entre em contato com a coordenação técnica ou a superintendência da ANTP.