23/05/2022 08:02 - O Globo
Mariana Barbosa
Introduzidos de forma massificada a partir dos anos 2000, começando por Paris e Amsterdã, os sistemas de bicicletas compartilhadas estão cada vez mais presentes na América Latina. E por aqui, elas são usadas principalmente como meio de transporte para ir ou voltar do trabalho.
Um estudo realizado pela Tembici, empresa líder no continente latinoamericano com 41% de uma frota que soma 45,5 mil bicicletas, mostra que 58% dos usuários na região utilizam sistemas de bicicleta compartilhada para ir ou voltar do trabalho.
O uso da bicicleta compartilhada como meio de locomoção para ir ao trabalho vem com um bônus ambiental. Mais da metade dos usuários de bike compartilhada (52%) a utilizam em substituição a um meio de transporte motorizado: 12% usavam táxi ou aplicativo, 6% passaram a deixar o carro particular ou a moto na garagem, enquanto 34% trocaram o ônibus pelo pedal.
Mas a depender da distância, a combinação de modais é cada vez mais frequente. Quase um em cada 3 usuários de bike compartilhada (27%) combina a bicicleta com outro modal, sendo que destes, 82% faz uma viagem de ônibus ou metrô antes ou depois de pegar a bicicleta.
Embora o preço da gasolina esteja fazendo muita gente deixar o carro em casa, a economia está longe de ser a primeira motivação para se usar a bike compartilhada. Isso vale para apenas 7% dos usuários. Para 39%, é o conforto, entendido como evitar o ônibus lotado, não precisar comprar uma bike ou correr o risco de ser roubado, ou ainda se preocupar em encontrar um local para estacionar a bicicleta. Os benefícios do pedal para a saúde e o bem estar são a principal motivação para 23% dos usuários, enquanto 13% utilizam o pedal para ganhar tempo.
O lazer também vem ganhando espaço. Hoje um quarto das viagens de bicicleta compartilhada são realizadas aos finais de semana, para passeio ou exercício, com duração média de 45 minutos. E os usuários de lazer estão em todas as faixas etárias: 22% têm entre 20 e 29 anos e 28% entre 30 e 39. Os usuários na faixa dos 40 somam 24%. Os cinquentões, 18%. A turma do 65+ representa 5%.
A Tembici tem hoje 18,870 bicicletas em circulação em 13 cidades no Brasil, Argentina e Chile. Nestes 3 países, 72% da frota compartilhada disponível pertence à empresa.
O Brasil é de longe o maior mercado, com 33% das bicicletas em circulação no continente latino americano. A Tembici está presente em dez cidades brasileiras com 11.570 bicicletas, gerenciando 11 sistemas, de um total de 25 iniciativas existentes no país.