Lugares Possíveis - Cidades para o Amanhã

De 4 a 6 de Outubro de 2016

Lugares Possíveis, Cidades para o Amanhã é o tema central do 4º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, realizado bianualmente pela Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP, que neste ano conta com a parceria da  TC Urbes.

A Mobilidade Urbana como exemplo de boas práticas no mundo para soluções dos problemas de formação de uma sociedade sustentável nas cidades do futuro, sua viabilidade no Brasil e América Latina e a possibilidade de implementação, considerando desenvolvimento das tendências nas cidades, será a base com a qual a ANTP e TC Urbes trabalharão seu programa de debates no 4o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana.

Macro temas

Sociedade nas cidades do futuro – atualmente, a porcentagem da população nas áreas urbanas cresceu 85% no Brasil (segundo o Banco Mundial), mas as cidades contemporâneas ainda não são adaptadas para promover qualidade de vida para esse número de pessoas. Isso significa um dramático crescimento na demanda por energia e nos custos para construção de infraestrutura, além dos outros tantos problemas associados. Sobretudo, é preciso avaliar a formação da sociedade nas cidades neste momento de adaptação, em fatores como:

  • Principais tendências econômicas no mundo;
  • Conceitos de desenvolvimento da cidade;
  • Como garantir sustentabilidade;
  • Metas de desenvolvimento sustentável;
  • Governança, financiamento e planejamento.

Economia para nova cidade – objetiva-se discutir como modelos de cidades sustentáveis podem ser drivers de inovação corporativa para a promoção da sustentabilidade. Por meio desse olhar, será apresentado as tendências econômicas que irão impactar no desenvolvimento da cidade, considerando os drivers principais para implementação e discutindo também questões ambientais e de responsabilidade de setor privado, como:

  • Principais tendências econômicas no mundo;
  • Conceitos de desenvolvimento da cidade;
  • Como garantir sustentabilidade?;
  • Metas de desenvolvimento sustentável.

O 4º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, como já ocorreu na sua terceira edição, está sendo realizado em parceria com a Real Alliance, na TranspoQuip 2016, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.