Notícias Índice
Biblioteca Consulte a Biblioteca

Transporte Coletivo da Região Metropolitana de São Paulo: Imagem em Queda desde 1999

O trabalho, apresentado como Comunicação Técnica no recente 20º Congresso, em Santos, objetiva demonstrar que a avaliação da imagem dos transportes coletivos na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, na visão dos seus usuários tem piorado contínua e consistentemente desde 1999. Autor: Helcio Raymundo - R&B Engenharia e Arquitetura Ltda. (20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito; junho de 2015)
Download
 

Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) no Brasil: semelhanças e diferenças entre os projetos

Apresentado no 20º Congresso, em Santos, o trabalho apresenta breve relato do transporte público sobre trilhos e em superfície, mais especificamente o bonde ou, atualmente, o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos desde meados do século XIX até os dias de hoje. Apresenta cinco empreendimentos, em projeto e/ou implantação no país, suas principais características e especificidades quanto à tecnologia utilizada, mobilidade urbana e renovação urbana. Autor: Jaime Waisman - Sistran Engenharia Ltda. (20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito; junho de 2015)
Download
 

Encontre artigos e estudos no nosso acervo

Saiba como fazer buscas na Biblioteca da ANTP e encontre artigos, publicações e estudos técnicos produzidos durante os 35 anos de vida da entidade
Ponto de Vista Ver todos
26/06/2015 19:00
20º Congresso, um sucesso de público e conteúdo - Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco)
Nesta edição abordou-se a questão das bicicletas, das novas tecnologias de transporte, dos sistemas de comunicação que vêm ampliando as possibilidades de uma mobilidade urbana mais inteligente, dos aspectos ambientais, financiamento e tarifas, da complexidade da gestão metropolitana, das microrrevoluções urbanas e ainda dos movimentos sociais...
30/06/2015 07:00
Desautoridade Metropolitana de Transporte Público de São Paulo. - Ivan Whately
A cidade de Paris, capital da França, faz parte de uma região metropolitana, conhecida pelos franceses como Île-de-France. Os municípios da região, com uma população de 11.9 milhões de habitantes, estendem-se por uma área de 12.000 km², por onde são realizadas cerca de 41 milhões de viagens por dia, sendo 8,3 milhões por transporte público. A diversidade de modos de transporte público (metrô, trem regional, VLT e ônibus), bem como de níveis administrativos de governo (departamentos, estabelecimentos públicos de cooperação intermunicipal e municípios), é coordenada por uma Autoridade Metropolitana de Transportes Públicos, chamada: STIF – Syndicat des Transports d'Île-de-France
26/06/2015 18:00
É preciso ter boas calçadas, mas também muito mais do que isso... - ANTP
Este texto objetiva expressar o posicionamento e opinião da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP referente ao projeto de Lei das calçadas (01- 00079/2013) no município de São Paulo, de autoria do vereador Andrea Matarazzo.
26/06/2015 20:00
Fracassamos? - Jorge Rebelo
No dia 23/6/2015, no âmbito da reunião bienal da ANTP, assisti a um debate intitulado ‘Fracassamos?’ que ao que parece deve também ter atraído a atenção de muitos participantes porque a sala estava repleta. Mais do que uma provocação, a intenção dos organizadores parece ter sido realizar uma reflexão sobre se o que foi feito no setor de mobilidade nos últimos 40 anos foi um fracasso ou não
26/06/2015 21:00
Para dizer que não falei de carga! - Frederico Bussinger
Doze mil é a média diária de carretas e caminhões que acessam a Baixada Santista. Três mil só do “vira”. Foram dados apresentados em painel do recém-encerrado “20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito” da ANTP, realizado em Santos-SP.
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
29/06/2015 14:30
EDITORIAL - ANTP

Coube à cidade de Santos, localizada no litoral paulista, vizinha à segunda cidade mais antiga do país, São Vicente (1532), receber o 20º Congresso de Transporte e Trânsito da ANTP. Como se pode ver, tanto estas cidades, como a própria ANTP, têm muita história para contar.

Nos vinte congressos realizados, cada qual repercutiu uma época, debateu os problemas mais candentes, refletiu um determinado momento histórico. Poderíamos contar a história da mobilidade urbana no país, seus avanços e recuos, vitórias e derrotas, contando a história desses Congressos e, através deles, boa parte da história da própria ANTP.

Nesta perspectiva histórica, com os olhares voltados para o passado recente, poderíamos nos perguntar em quê o 20º Congresso inovou. Em quê se diferenciou dos anteriores. Qual a marca predominante, enfim, do atual momento histórico que atravessamos. (Leia mais...)
Próximos eventos Ver todos
qui
30
jul
Fórum
63ª Reunião do Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito - cidade a definir
qui
30
jul
Fórum
61ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto
seg
03
ago

Connected Smart Cities
Boletim Eletrônico
Se você desejar receber
 o Informativo Semanal da ANTP, 
entre em contato.
e para o
Mobilidade e Conjuntura é só fazer o cadastro
Veja aqui edições anteriores do Informativo Semanal