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SIMOB - Relatório Comparativo 2003-2012

Com consolidação de dados básicos informados pelos municípios, como frota de ônibus, tarifas, quantidade de semáforos, etc.; Geração de indicadores específicos, como Frota/habitante, IPK (Índice de Passageiros por Quilometro), Semáforo/habitante, etc.; Geração de indicadores para séries históricas, como evolução da demanda, tarifa, custo etc., visando a monitoração dos impactos de políticas publicas para o setor; Geração de indicadores agregados nacionais, que permitam a avaliação do setor em termos de custos e participação no PIB, no processo de produção e consumo da mobilidade urbana. O Relatório Comparativo 2003-2011 compara os dados dos anos citados.
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A importância do Transporte Público para a Mobilidade Urbana Sustentável

O objetivo do trabalho é caracterizar a influência do transporte público no cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS). Esse índice destina-se à gestão da mobilidade urbana e à formulação de políticas para torná-la sustentável. Conrado Vidotte Plaza, Marcela da Silva Costa e Antônio Nélson Rodrigues da Silva - Escola de Engenharia de São Carlos, Dpto de Transportes, USP. (17º Congresso da ANTP, outubro/2009)
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Andar a pé: uma forma importante e menosprezada de transporte

Publicado em 2005, o artigo chamava a atenção para o deslocamento a pé nas cidades brasileiras. O autor escreveu: ‘Se as pesquisas origem e destino já indicavam que mais de um terço das viagens (de mais de 500m) são feitas caminhando, os recentes indicadores de acidentes de trânsito dizem que um em cada dois vitimados é pedestre e que um em cada cinco acidentes ocorre sem a participação de automóveis, ou seja, por conta do próprio passeio público e do pedestre. Por que continuar fazendo vistas grossas a essa tragédia anunciada?’. Autor: Laurindo Martins Junqueira Filho - (Revista dos Transportes Públicos nº 106, abril de 2005)
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Saiba como fazer buscas na Biblioteca da ANTP e encontre artigos, publicações e estudos técnicos produzidos durante os 35 anos de vida da entidade
Ponto de Vista Ver todos
24/08/2014 11:00
Aos próximos governantes - ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos
As eleições produzem um momento singular na vida dos cidadãos, momento que deve se prestar ao livre debate de ideias, diferentes visões de mundo e à proposição de soluções para os principais problemas que afligem a vida da maioria dos brasileiros. Neste documento, a ANTP expressa suas ideias e reitera suas preocupações aos futuros governantes
24/08/2014 11:00
Os espigões do Plano Diretor de São Paulo - Natália Garcia
Encorajar espigões não é exatamente uma diretriz do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. Na verdade, a função de um plano diretor é aproximar as pessoas das oportunidades (empregos, escolas, hospitais, mercados, áreas de lazer, transporte público, etc).
21/08/2014 07:30
Ônibus e bicicletas no combate à obesidade - Adamo Bazani
Estudo britânico com 7 mil 400 pessoas mostra que pessoas que deixam o carro em casa podem perder até 3 quilos no dia a dia. Levantamento serve de base para diversos países
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
25/08/2014 15:00
Newsletter Mobilidade e Conjuntura Nº 65 - ANTP

Espaço, um bem exíguo

Se você, motorista, gostaria de uma rua só sua – principalmente no meio do congestionamento – vá sabendo que em São Paulo isso é de fato impossível. ” Começava assim uma matéria do jornal “O Estado de SP” sugestivamente intitulada “Paulistano enfrenta ‘guerra’ por espaço”, publicada neste domingo. Descrevendo a verdadeira batalha que se estabeleceu na cidade quando o assunto é espaço nas vias públicas, o jornal paulista descreve uma realidade cotidiana não apenas de São Paulo, como de praticamente todas as cidades brasileiras, das médias às grandes. A exemplo disso, o jornal “Folha de Pernambuco”, em matéria no Dia do Ciclista (19 de agosto), trazia matéria com reforçava a mesma preocupação do Estadão: “Compartilhamento de espaço é o desafio”. Apesar dos problemas, os projetos cicloviários só têm feito crescer em São Paulo (“Viaduto do Chá também terá ciclovia; já são 83,2 km de vias exclusivas em SP”; “Ciclopassarela que liga parque a ciclovia é inaugurada em SP”) e em outras cidades (“Pampulha se prepara para receber novas estações de bicicleta”).

Os Departamentos de Trânsito (Detran) de todo o país começam a se preocupar com a atribulada convivência entre ciclistas e motoristas, tanto que já passaram a incluir nos exames para obtenção da CNH conteúdos de legislação de trânsito e direção defensiva envolvendo bicicletas e ciclistas (“CNH: Prova teórica de direção passa a ter questões sobre ciclistas”).

No sábado, o Estadão descrevia o desrespeito que se tornou corriqueiro (e perigosamente ‘natural’) às ciclovias, mostrando que carros, caminhões e motos (leia-se transporte motorizado) utilizam a faixa reservada às bicicletas sem a menor cerimônia (“Desrespeito às ciclovias continua em São Paulo”). De Minas, o jornal “O Tempo” repercutia um assunto que deu, e ainda dará, muito que falar, não só em São Paulo, como nas cidades que estão a implantar projetos de priorização ao transporte coletivo, como BRTs, BRS e faixas exclusivas. Repercutindo a posição da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), que reagiu à autorização concedida aos táxis para que passem a utilizar as pistas exclusivas do Move na avenida Antônio Carlos, em BH, a matéria do jornal mineiro afirma que a medida será um ‘tiro no pé’. (Continua...)

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