Notícias Índice
Biblioteca Consulte a Biblioteca

O que São Paulo pode aprender com o pedágio urbano de Londres

A introdução do pedágio urbano em Londres foi eficaz em reduzir o número de viagens diárias de automóvel ao centro da cidade de 195 mil em 2002 para menos de 130 mil em 2003, número que permaneceu estável nos dois anos seguintes. No entanto, estes dados precisam ser compreendidos com cautela, já que o objetivo de um pedágio urbano não deve ser simplesmente reduzir o número de viagens ao centro, mas maximizar o bem-estar social. Autor: Thiago Guimarães - Jornalista e economista formado pela Universidade de São Paulo. (Revista dos Transportes Públicos, nº 115, 2007)
Download
 

A percepção dos usuários sobre o tempo de viagem no Metrô-SP

Neste trabalho, mostra-se como as mensurações temporais, obtidas a partir da percepção dos usuários, têm um caráter subjetivo e, em muitos casos, não refletem as medidas do desempenho, pois o tempo vivido pode parecer maior que o efetivamente transcorrido. Autora: Cecília Guedes - Companhia do Metropolitano de São Paulo. (15º Congresso da ANTP, outubro/2005)
Download
 

Encontre artigos e estudos no nosso acervo

Saiba como fazer buscas na Biblioteca da ANTP e encontre artigos, publicações e estudos técnicos produzidos durante os 35 anos de vida da entidade
Ponto de Vista Ver todos
25/11/2014 09:00
Gratuidade no transporte coletivo para maiores de 60 anos: o exemplo de Piracicaba - Barjas Negri
A gratuidade no transporte público que as pessoas acima de 60 anos têm agora na capital, em Piracicaba elas conquistaram o mesmo benefício há 24 anos.
23/11/2014 11:00
Mitigação das emissões no Setor dos Transportes: como avançam as medidas para o cumprimento das metas legais? - Olimpio de Melo Alvares Jr.
Os Transportes foram o Setor de maior contribuição e crescimento das emissões de gases do efeito estufa (GEE), conforme indica o relatório 'Estimativas Anuais da Emissão de Gases de Efeito Estufa para o Brasil', publicado pelo Observatório do Clima em 19 de novembro de 2014 em São Paulo. Tudo conforme esperado: mesmo com as ambiciosas leis de mudanças climáticas propostas pelo Executivo no nível federal, e por aqui no Estado de São Paulo, pela Lei da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC, de 2009 - ambas com arrojadas metas de redução de emissões para o ano de 2020 (em São Paulo, 20% e no País, 36%) - nenhuma medida que convergisse com essas metas foi tomada no Setor de Transportes e Meio Ambiente nos últimos cinco anos, período de vigor dessas leis.
Acompanhe tudo o que acontece no mundo da mobilidade urbana. Cadastre-se.
Próximos eventos Ver todos
qui
27
nov
Fórum
84ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito
qua
03
dez
Prêmio ABRATI
Prêmio ANTP / ABRATI
qua
03
dez
Prêmio ABRATI
Prêmio ANTP / ABRATI
Boletim Eletrônico
Se você desejar receber
 o Informativo Semanal da ANTP, 
entre em contato.
e para o
Mobilidade e Conjuntura é só fazer o cadastro
Veja aqui edições anteriores do Informativo Semanal