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Efeitos do Transporte Urbano na Economia Nacional

Apresentado em seminário em 1978, o trabalho de Cloraldino Severo, que mais tarde (maio/1982) viria a ser Ministro dos Transportes, faz uma profunda reflexão sobre temas que até hoje preocupam os técnicos do setor e animam os debates sobre mobilidade urbana. À época em que foi escrito a população urbana no Brasil representava 63,5%, enquanto hoje já ultrapassa a marca dos 85%, agravando os problemas das cidades e, particularmente, de transporte e trânsito. O trabalho propõe teses polêmicas, como p.ex. a de que o transporte coletivo urbano, por ser um serviço público essencial “que não comporta lucro”, torna muito difícil compatibilizá-lo com os critérios de exploração privada. Apesar de saber inviável para a realidade da época, o autor defende que os transportes coletivos urbanos sejam operados por empresas públicas, “como nos países mais desenvolvidos do Ocidente”. Autor: Cloraldino Severo. (Revista dos Transportes Públicos, nº 10, dezembro/1980)
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Gestão Compartilhada: uma análise à luz da Lei dos Consórcios Públicos

A Lei nº 11.107/2005, conhecida como Lei dos Consórcios Públicos, regulamentada por meio do Decreto nº 6.017/2007, representa a existência de um importante marco regulatório que contribui para a gestão compartilhada dos serviços públicos em todo o país, em especial onde existe a carência de recursos ou como instrumento para potencializar o planejamento regional. O trabalho apresenta considerações a respeito do assunto à luz da Lei, baseadas em algumas experiências de consórcios públicos e gestão compartilhada. Autores: Natalia Martins Gonçalves - Universidade de Stuttgart e Luzia Cláudia Dias Couto - Ministério da Saúde, Brasil. (16º Congresso da ANTP, outubro de 2007) .
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19/10/2014 07:00
Transporte público de qualidade custa caro - Otávio Cunha
Falar em custo de qualquer bem ou serviço normalmente gera polêmica. No caso do transporte público por ônibus gerou protestos. Agora, no segundo turno da campanha eleitoral para presidente da República, é hora de debater o assunto e priorizar o transporte público nos programas de governo desses candidatos
19/10/2014 09:00
Desemprego: quando a bicicleta cria trabalho - Paolo Pinzuti
Somos muitos ou somos poucos? É só pensarmos que um milhão de euros de faturamento da indústria da bicicleta emprega 10 pessoas, enquanto um milhão de euros de volume de negócios na indústria automobilística emprega 2,5 pessoas. A relação é de 1: 4
19/10/2014 08:30
Os ônibus como signos de um povo - Adamo Bazani
Veículo pode representar desenvolvimento, tradição e cultura, mas também a situação desfavorável de uma cidade ou até mesmo de uma nação
19/10/2014 13:30
O poder público como facilitador do transporte coletivo privado - Jorge Miguel
Movimentos no mercado têm acontecido para que a regulamentação do fretamento na cidade de São Paulo seja ajustada de forma a contribuir para a mobilidade urbana trazendo mais usuários. O transporte coletivo privado tem se mostrado como uma alternativa mais confortável e economicamente viável ao passageiro de rotas contínuas e frequentes do que o veículo de transporte individual
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