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O Novo Cenário da Política Social no Brasil: O Caso do Transporte Coletivo Urbano

O artigo foi publicado na RTP nº 45, logo após a aprovação de medidas sociais pela Assembleia Nacional Constituinte, eleita em 1986 pelo voto popular. Os autores acreditavam que tais medidas iriam induzir modificações no padrão da política social brasileira. Além da correção de várias iniquidades e distorções do sistema de proteção social e da garantia e ampliação de direitos de cidadania, os autores destacavam o restabelecimento do princípio federativo na área tributária, o que influiria decisivamente, segundo eles, na desmontagem do aparato institucional das políticas sociais, até então centralizado na esfera federal. O trabalho analisa a conjuntura mediante seus impactos para o setor dos transportes coletivos urbanos. Autores: Eduardo Fagnani -atualmente professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) e Maurício E. G. Cadaval - sociólogo e consultor em transportes(Revista dos Transportes Públicos 45, 1989).
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Impactos da implantação do metrô sobre a estrutura urbana

O artigo discute a inter-relação entre transporte e uso do solo, particularmente os efeitos do metrô sobre a concentração urbana. O metrô de São Paulo começou a operar em setembro de 1974. No artigo são apresentados os efeitos na concentração de empregos, na concentração residencial e na concentração e redistribuição do desenvolvimento. Autor: Elmir Germani, (foto) falecido em 20 de junho de 2012, formou-se no ITA. Um dos pioneiros da engenharia de tráfego no Brasil, à época da publicação ocupava o posto de diretor técnico da CET. Foi membro do Conselho Diretor da ANTP. (Revista dos Transportes Públicos nº 4, 1979).
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18/11/2014 12:00
Metrô da Cidade do México versus Metrô de São Paulo - Peter Alouche
Jornalistas e políticos brasileiros seguem a mesma linha para criticar a rede do Metrô de São Paulo, considerada muito pequena face à demanda, e sempre se referem ao Metrô do México como o paradigma a ser seguido. Eu gostaria de discordar dessa visão, no meu entender errada, por ser, no mínimo, incompleta.
15/11/2014 20:50
Transporte Coletivo, um sistema integrado - Chicralla Haidar
Artigo publicado no Suplemento Cultural do jornal 'O Estado de SP' em 13 de agosto de 1978 – portanto há 36 anos. Com uma lucidez espantosa, antecipa várias soluções que só seriam incorporadas ao dia-a-dia dos usuários do transporte coletivo da capital de São Paulo anos depois, como, por exemplo, a tarifa única. Já na época, seu diagnóstico era que somente um sistema de transporte urbano de ônibus capaz de atrair a maioria, senão a totalidade, dos indivíduos que se utilizam diariamente do automóvel, resolveria o problema do transporte de massa da população das grandes cidades. O autor não era técnico, nem especialista da área: Chicralla Haidar era escritor e cineasta.
16/11/2014 14:00
A mobilidade urbana e a dívida ambiental de São Paulo - Ricardo Young
A mobilidade na maior cidade do Brasil não é um desafio para amadores. Trata-se de um sistema complexo, interdependente e interrelacionado, que vem configurando a forma de crescimento de São Paulo nas últimas décadas.
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17/11/2014 10:00
Newsletter Mobilidade e Conjuntura Nº 77 - ANTP

O carro e o demônio

"A grande pergunta é: que cidade queremos? Uma metrópole ou uma pequena cidade? É preciso que a sociedade defina se quer uma cidade amigável e sustentável ou uma cidade sufocada pelo automóvel". (Alain Flausch, secretário-geral da UITP)

Nunca se debateu tanto o tema mobilidade urbana no país. O que antes era restrito ao ambiente de técnicos e especialistas do setor, ocupa hoje mais e mais espaço público. Nunca tantos Congressos, seminários e fóruns, cadernos especiais de grandes jornais e reportagens especiais de redes de TV se debruçaram de vez sobre os problemas de transporte que assolam as grandes metrópoles, e que já começam a se espalhar com maior intensidade para as cidades médias qual uma mancha de óleo.

As questões são as mesmas de muitos anos, assim como os diagnósticos. Se algo mudou, foi a intensidade do problema, o tamanho das deseconomias geradas, afora a sensação de que estamos no limiar de uma decisão definitiva: a sociedade irá continuar a proteger e estimular o transporte de uso individual através de automóvel? Ou assumirá que a “conta da mobilidade urbana deve ser paga pelo transporte individual”, como dizem especialistas ouvidos pelo Valor Econômico.

A matéria do Valor, ao lado de outras sobre o tema mobilidade urbana, preencheu várias páginas da edição de quarta-feira (12). “Os custos de novos investimentos em infraestrutura e da melhoria dos serviços, na opinião dos especialistas que participaram do 16º Etransport, não precisam ser bancados por novos tributos. Basta um aumento das tarifas para quem usa o automóvel e outras medidas de desincentivo ao uso do carro particular”, escreve a matéria do jornal.(Continua...)
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