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Direitos dos idosos relacionados à sua mobilidade

O envelhecimento populacional é um fenômeno que cresce gradualmente tanto nos países desenvolvidos quanto nos países com economia em desenvolvimento. Nos países em desenvolvimento, o processo encontra-se mais acelerado, como é o caso do Brasil. Diante da relevância desta questão, o objetivo deste estudo é realizar um levantamento e análise dos direitos dos idosos no Brasil que garantam sua mobilidade. Autores: Aline Gomes de Oliveira, Márcia Lopes Rodrigues Souza, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Pastor Willy Gonzáles Taco e Renata Almeida Motta - Programa de Pós Graduação em Transportes; Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde – UnB. (Revista dos Transportes Públicos – nº 130, 2012)
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Mobilidade e adensamento urbano: aplicação de indicadores em estudo de caso no distrito da Barra Funda, São Paulo

O objeto da pesquisa é a relação entre o adensamento urbano, a multifuncionalidade e a mobilidade urbana mais sustentável, tendo como objeto concreto as áreas sem uso ou subtilizadas do Distrito da Barra Funda, em São Paulo. O objetivo é qualificar e quantificar essa relação por meio dos conceitos, das estratégias e dos indicadores de mobilidade urbana. Autoras: Melissa Belato Fortes - Metrô/SP; Denise Helena Silva Duarte – FAU/USP. (19º Congresso da ANTP, outubro/2013)
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Ponto de Vista Ver todos
25/05/2015 08:00
Via crúcis diária seguida de morte - Paul H. Nobre de Vasconcelos Silva
As ações de prevenção dos acidentes e promoção da segurança no trânsito, em vigor no país são praticamente as mesmas, replicadas por cerca de 40 anos. Têm mostrado que apesar do sensacionalismo midiático, poucos resultados benéficos têm apresentado, e que estamos na contra mão quando se trata de minimizar as mortes e ferimentos graves no trânsito.
24/05/2015 00:01
Segurança viária, lugares comuns e o lugar da educação - Victor Pavarino
A imputação dos acidentes de trânsito às causas 'humanas', que remonta aos anos de 1930, toma por base matrizes como o clássico trinômio homem-via-veículo que, como outras consagradas trindades da segurança viária, nada mais é do que aquilo a que um modelo se presta: uma simplificação funcional da realidade...
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
24/05/2015 18:45
Newsletter Mobilidade e Conjuntura Nº 96 - ANTP

Violência sem fim

A cidade brasileira está dada. Sua população não cresce; suas construções, sim. Seu passivo socioambiental é enorme, com favelas, subúrbios e periferias, laicos e misturados, nem sempre livres, à espera de sua incorporação à cidade democrática. (Sérgio Magalhães, arquiteto)

Fato que causou comoção no Rio de Janeiro e entre os adeptos do ciclismo, a morte do médico Jaime Gold, de 55 anos, deve ser visto muito além do que somente o aumento da violência nas cidades. Se andar de motocicleta constitui por si um alto risco à vida, usar a bicicleta como meio de lazer e transporte extrapola hoje os riscos naturais e já bem conhecidos das ruas e avenidas das cidades brasileiras.

Num momento em que o uso da bicicleta se populariza e amplia as reivindicações por maior espaço nas ruas – e ao mesmo tempo exige mais segurança –, um fato inesperado surge como forte obstáculo: a violência que transcende ruas e calçadas assustando a todos de forma indistinta.

Os perigos do uso da bicicleta hoje refletem e ampliam uma insegurança que é velha conhecida do usuário do transporte público. Ruas mal iluminadas, calçadas esburacadas, abrigos sem informação ao usuário, são ingredientes que atazanam a vida de quem precisa se deslocar antes como pedestre para só então conseguir acesso a modos de transporte de massa, como ônibus e metrô.

O jornal “Estado de Minas” desta semana estampa uma realidade que infelizmente se repete na maioria das cidades brasileiras. Com o título “Pedestres de BH enfrentam buracos, lixos e desníveis nas calçadas”, a matéria descreve como o projeto ‘Amar BH’, “lançado em março de 2013 pela prefeitura para aumentar as vistorias e forçar proprietários de imóveis a corrigir buracos e outros defeitos nas calçadas, não foi adiante”. Qualquer semelhança com outras cidades não será coincidência. (Leia mais...)
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