Notícias Índice
Biblioteca Consulte a Biblioteca

A Questão Metropolitana: Inventário de Planos de Transporte Coletivo em São Paulo

O trabalho procura fazer uma reflexão sobre os planos de transporte coletivo mais significativos da Região Metropolitana de SP. Parte do inventário das sucessivas propostas, de 1926 até 2010 (incluindo planos setoriais e urbanos), para elaborar uma interpretação da função destes planos na sociedade, seu papel ideológico e eventuais transformações do espaço urbano. Autor: Tácito Pio da Silveira - São Paulo Transportes S.A. (18º Congresso da ANTP, outubro de 2011)
Download
 

O extermínio do bonde em São Paulo como política pública

Símbolo da modernização de São Paulo, o primeiro meio de transporte público da capital foi extinto, não por ser obsoleto, mas em virtude de decisões políticas que criaram um novo modelo de cidade na década de 1930. Autor: Ayrton Camargo e Silva - Secretaria dos Transportes Metropolitanos/EFCJ. (publicado na Revista dos Transportes Públicos 129, 2011)
Download
 

Encontre artigos e estudos no nosso acervo

Saiba como fazer buscas na Biblioteca da ANTP e encontre artigos, publicações e estudos técnicos produzidos durante os 35 anos de vida da entidade
Ponto de Vista Ver todos
28/10/2014 07:00
Porto-Cidade: Oportunidades à mão! - Frederico Bussinger
Pontos-chave:
1) Cidades prejudicando portos; portos prejudicando cidades: Os exemplos crescem.
2) Aumenta a percepção da íntima correlação entre mobilidade e logística; entre deslocamentos de pessoas e de cargas.
3) A revisão dos 'Planos Diretores' das cidades e dos PDZs (portos), em curso, e a elaboração de“Planos de Mobilidade”municipais é excelente oportunidade para avanços em mobilidade, logística,vida urbana e sustentabilidade.
28/10/2014 10:00
Inversão de prioridades - bicicleta, gestores e a sociedade - Ana Paula Beszczynski
Precisamos mudar o rumo da mobilidade urbana no Brasil. Precisamos voltar a priorizar os pedestres e ciclistas e ter um trânsito mais humano. Estamos em meio a uma guerra civil. Percebam o quão brutal é a guerra do trânsito que estamos vivenciando. Uma guerra que a cada ano o percentual de mortos e feridos aumenta. E a maioria das vítimas estão na faixa etária de 15 a 29 anos.
26/10/2014 16:15
Bicicleta: pergunte-se como - Thiago Benicchio
O princípio orientador é a adequação de todas as vias de uma cidade ao deslocamento por bicicletas, fazendo com que qualquer cidadão capaz de exercer o pequeno esforço envolvido no ato de pedalar a distância que deseja tenha tal direito garantido
26/10/2014 16:15
O automóvel é o vilão. Ele está sozinho? - Licinio da Silva Portugal
As manifestações de junho colocaram a mobilidade urbana na pauta de reivindicações, o que parece ter motivado o governo e a sociedade a buscarem soluções para o setor, tendo sido o automóvel apontado como um dos principais vilões. E de fato ele o é.
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
26/10/2014 11:00
Newsletter Mobilidade e Conjuntura Nº 74 - ANTP


A real ineficiência

O jornal O Globo, em seu caderno “Zona Sul” desta quinta (23), divulga uma pesquisa realizada pela PUC- Rio sobre planejamento do transporte coletivo [“Ônibus da Zona Sul do Rio circulam com 50% da capacidade em horário de rush, mostra estudo”]. Trata-se de um estudo feito entre os meses de março e julho pela estudante de Engenharia de Produção Marina Waetge, divulgado em agosto. Segundo o estudo, “80 linhas municipais que circulam hoje entre Zona Sul e Centro do Rio costumam rodar com apenas 15% de sua capacidade fora dos horários de pico; e com aproximadamente 50% da capacidade em horas de rush. Isso se dá, principalmente, por causa da sobreposição de muitas dessas linhas, que fazem quase os mesmos trajetos, com uma ou outra ramificação”.
Informa o jornal que o objetivo do estudo “é disponibilizar mais ônibus onde eles realmente são necessários, e nos horários em que a demanda é maior”, afirmando que tal situação ocorre por não haver “um redimensionamento de acordo com a demanda”.
Se por um lado estudos de tal natureza contribuem para ampliar o debate sobre a eficiência dos sistemas de transporte coletivo em grandes cidades, Eduardo Vasconcellos, da ANTP, chama a atenção para um aspecto tão ou mais importante. Concordando que “é sempre importante buscar a boa operação dos ônibus” ele diz que “o que preocupa em estudos e comentários é que estão exigindo do ônibus algo que ele não pode nem deve oferecer e estão fazendo comparações apressadas sobre a suposta ‘ineficiência’ do serviço prestado por estes veículos”, ele diz.
(Continua...)
Acompanhe tudo o que acontece no mundo da mobilidade urbana. Cadastre-se.
Próximos eventos Ver todos
qua
05
nov

16º Etransport e 10ª Fetransrio 6ª Premiação da Bienal de Marketing da ANTP
qua
05
nov
Comissão ITS
51ª Reunião - Sala da ANTP - 16º Etranspor – Rio Centro – Rio de Janeiro/RJ
qua
05
nov
Bienal de Marketing
16º Etransport e 10ª Fetransrio e 6ª Premiação da Bienal de Marketing da ANTP
Boletim Eletrônico
Se você desejar receber
 o Informativo Semanal da ANTP, 
entre em contato.
e para o
Mobilidade e Conjuntura é só fazer o cadastro
Veja aqui edições anteriores do Informativo Semanal