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Qual o interesse em excluir o ônibus dos sistemas de média capacidade?

Em trabalho apresentado em 1997, no 11º Congresso da ANTP, os autores afirmavam que “o sistema de transporte por ônibus no Brasil está longe de esgotar o potencial que a tecnologia tem a oferecer, em termos de capacidade de transporte, conforto para a tripulação e passageiros e impactos ambientais. Por isto, é fundamental que se propaguem as ideias inovadoras que transferem para esta tecnologia as virtudes consagradas que, justificadamente, conferem à opção metroferroviária a condição de ‘rainha’ da família de modos de transporte urbano de passageiros”. Cesar Cavalcanti de Oliveira; Luiz Paulo Gião Campos; Pedro Álvaro Szasz. (11º Congresso da ANTP – BH; outubro/1997)
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Cooperação Países Baixos-Brasil com Governos, Universidade e Sociedade Civil: atividades do Programa de Parcerias pela Bicicleta no Brasil

Existe um crescente convencimento de políticos e de profissionais técnico-acadêmicos do setor transporte sobre a capacidade da bicicleta funcionar como transporte de massa para pequenos deslocamentos e como alimentadora do transporte coletivo para os deslocamentos maiores. O Programa de Parcerias pela Bicicleta ou Bicycle Partnership Program (BPP) é uma cooperação internacional coordenada pela ONG holandesa Interface for Cycling Expertise (I-ce www.i-ce.info), que vem oferecendo gratuitamente a experiência holandesa no treinamento do capital humano brasileiro por meio de parcerias com governos, universidades e sociedade civil. O presente artigo descreve as atividades do Programa de Parcerias pela Bicicleta no Brasil, ressaltando seus aspectos de investimento na formação e treinamento de capital humano brasileiros. Giselle Noceti Ammon Xavier - UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina; Roelof Wittink; Robert Paul Hulleman e Jaap Rijnsburger - I-ce, Interface for Cycling Expertise. (17º Congresso da ANTP, outubro/2009)
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Ponto de Vista Ver todos
01/10/2014 11:00
Mobilidade urbana (e para além dela) - José Augusto Ribeiro da Silveira
A semana dedicada ao trânsito, nas cidades brasileiras, tem feito emergir, de maneira cada vez mais saliente e instigante, a problemática dos transportes e da mobilidade urbana. Apesar dos visíveis avanços na percepção desse tema relativamente recente, na direção da multidisciplinaridade, especialmente a partir dos anos 1980, ainda persistem posições pouco dinâmicas sobre a mobilidade, restringindo-se a aspectos estritamente técnicos ligados à circulação de veículos
27/09/2014 22:00
Mobilidade urbana e eficiência energética - Natália Gonçalves de Moraes
O mundo atual se debruça inquieto sobre questões que se tornaram críticas para a sociedade: sustentabilidade, mudanças climáticas, segurança energética, mobilidade, disparidades sociais são algumas delas. O sistema de transporte de passageiros é uma peça fundamental de todo este quebra-cabeça ao permear de forma profunda todos estes temas...
27/09/2014 22:00
Incentivos à mobilidade, por uma cidade igualitária e participativa - Fabio Scaringella
Historicamente, a cidade de São Paulo se desenvolveu sem nenhum tipo de planejamento urbano, forçando seu crescimento de maneira desequilibrada,existindo um evidente divórcio de leis de transito, transporte e uso do solo, impactando diretamente sobre a condição de mobilidade urbana.Desta forma, os problemas atuais que a cidade enfrenta são muito grandes para serem superados de forma rápida ou tendo apenas um foco de ação...
Clippings: Destaques da Semana Ver todos
01/10/2014 07:00
Newsletter Mobilidade e Conjuntura Nº 70 - ANTP

A fulanização do debate

"A indústria automobilística do Brasil enfrenta hoje duas crises simultâneas. A primeira é de natureza conjuntural. A outra, provavelmente bem mais séria, parece extrapolar o Brasil. É o crescimento da rejeição ao automóvel, que lembra o que aconteceu com a indústria do tabaco. Trata-se de uma encrenca estrutural.”

Celso Ming, em sua coluna dominical no Estadão [O carro é o novo tabaco?], aponta a grave situação por quer passa o setor automobilístico no Brasil. Queda das vendas internas, derrubada das exportações, acumulação de estoques e concessão de férias coletivas antecipadas desenham um problema de "natureza conjuntural”, como ele chama, próprio ao Brasil e à situação de sua economia. Já o que Ming aponta como "encrenca estrutural” nada mais é que o grande desafio hoje das cidades, e que têm levado de roldão o setor das montadoras. Ele se refere ao crescimento da rejeição ao automóvel, uma característica dos novos tempos, fato que têm levado inúmeras metrópoles a buscar alternativas sustentáveis.

Os motivos que levaram o automóvel a esta situação são vários, a ponto de hoje muitos o terem como um "trambolho”, aponta Celso Ming. Para o colunista, dois problemas em especial conduziram a tal situação: a questão ambiental (os gases emitidos nos escapamentos contribuem para o aumento da poluição) e a imobilidade urbana (que se pode medir pelos gigantescos congestionamentos).

Ming finaliza seu artigo com uma profecia apocalíptica. Citando as ações que vêm sendo tomadas pelo prefeito da capital de São Paulo, a que ele chama de "uma política de conceito", projeta um futuro drástico para os automóveis. Caso este tipo de política seja amplamente adotada, o resultado, antecipa ele, será "o alijamento crescente do automóvel nas grandes cidades”.U>(Continua...)
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